Alvos da operação
Vereadores de VG teriam oferecido dinheiro e até água em troca de votos, revela PF
“Adilsinho” e “Feitoza” foram presos durante a Operação “Escambo Eleitoral”, nesta terça-feira (11).
Geral | 12 de Março de 2025 as 19h 26min
Fonte: Unica News

As investigações da Operação Escambo Eleitoral, deflagrada pela Polícia Federal em Várzea Grande, nesta terça-feira (11), revelaram que os vereadores Adilson Luiz Mayer, o “Adilsinho” (Republicanos) e Kleberton Feitoza (PSB) teriam oferecido, além de dinheiro, água, óleo diesel e outros benefícios a eleitores em troca de votos na eleição municipal de 2024.
A informação foi divulgada pela PF logo após a conclusão dos trabalhos da operação e prisões dos parlamentares, ambos de primeiro mandato, que tiveram seus gabinetes na Câmara de Várzea Grande vasculhados pelos agentes.
No decorrer das investigações, descobriu-se até mesmo que os dois parlamentares se aproveitaram de um antigo problema da cidade de Várzea Grande - a falta de água - para prometer a eleitores o fornecimento em suas residências em troca de votos.
“No decorrer da apuração, a Polícia Federal identificou que os dois vereadores foram beneficiados com a compra de votos. Os suspeitos se utilizavam de promessas de pagamento em dinheiro e até mesmo fornecimento de água, óleo diesel e outros benefícios”, consta em informativo da PF.
A investigação teve início no dia 6 de outubro do ano passado, dia das eleições municipais, quando dois homens foram presos em flagrante acusados de compra de votos. Com os dois, os policiais encontraram vários santinhos dos então candidatos.
Após o pleito, Feitoza foi eleito com 2.438 votos e Adilsinho com 2.249 votos.
A operação Escambo Eleitoral cumpriu quatro mandados de busca e apreensão, expedidos pelo Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) e, conforme a PF, as buscas objetivaram angariar elementos que contribuam para as investigações do caso.
Se confirmadoo o envolvimento dos parlamentares nos atos, Adilsinho e Feitoza poderão responde pelos crimes de compra de votos e associação criminosa, cujas penas podem chegar até sete anos de prisão, além da possibilidade de terem seus mandatos cassados.
Notícias dos Poderes
ANTT autoriza desapropriação de 115 mil m² às margens da BR-163
Permissão é para construção de um grande viaduto na junção com a MT-438 que dá acesso a Vera
27 de Março de 2025 as 17h24Governo de MT assina decreto que estabelece período proibitivo de uso do fogo
A norma também dispõe sobre situação de emergência e constitui a sala de situação central em Mato Grosso
27 de Março de 2025 as 17h04Dirigentes da CDL Sinop participam de reunião com o governador
27 de Março de 2025 as 15h18Mulher que pichou estátua pede perdão e diz que agiu no calor do momento
27 de Março de 2025 as 14h11Anvisa interdita linha de cremes dentais da Colgate após lesões bucais em consumidores
O órgão, a depender da avaliação, pode determinar a suspensão da fabricação e venda do produto
27 de Março de 2025 as 14h01Mulher foge de hospital em BH após colocar silicone e fazer lipo
Paciente ainda estava com acesso venoso quando fugiu do local
27 de Março de 2025 as 13h53Governo de MT destina R$ 125 milhões para combater incêndios florestais e desmatamento ilegal em 2025
Valor representa um aumento de mais de 68% no investimento para combate aos crimes ambientais
27 de Março de 2025 as 12h47Megaoperação da Polícia Civil cumpre 120 mandados contra criminosos que movimentaram R$ 60 milhões em furtos de módulos de caminhões
Investigações da Derf de Cuiabá identificaram um grupo criminoso estruturado com atuação em outros quatro estados do País
27 de Março de 2025 as 11h55