Alvos da operação
Vereadores de VG teriam oferecido dinheiro e até água em troca de votos, revela PF
“Adilsinho” e “Feitoza” foram presos durante a Operação “Escambo Eleitoral”, nesta terça-feira (11).
Geral | 12 de Março de 2025 as 19h 26min
Fonte: Unica News

As investigações da Operação Escambo Eleitoral, deflagrada pela Polícia Federal em Várzea Grande, nesta terça-feira (11), revelaram que os vereadores Adilson Luiz Mayer, o “Adilsinho” (Republicanos) e Kleberton Feitoza (PSB) teriam oferecido, além de dinheiro, água, óleo diesel e outros benefícios a eleitores em troca de votos na eleição municipal de 2024.
A informação foi divulgada pela PF logo após a conclusão dos trabalhos da operação e prisões dos parlamentares, ambos de primeiro mandato, que tiveram seus gabinetes na Câmara de Várzea Grande vasculhados pelos agentes.
No decorrer das investigações, descobriu-se até mesmo que os dois parlamentares se aproveitaram de um antigo problema da cidade de Várzea Grande - a falta de água - para prometer a eleitores o fornecimento em suas residências em troca de votos.
“No decorrer da apuração, a Polícia Federal identificou que os dois vereadores foram beneficiados com a compra de votos. Os suspeitos se utilizavam de promessas de pagamento em dinheiro e até mesmo fornecimento de água, óleo diesel e outros benefícios”, consta em informativo da PF.
A investigação teve início no dia 6 de outubro do ano passado, dia das eleições municipais, quando dois homens foram presos em flagrante acusados de compra de votos. Com os dois, os policiais encontraram vários santinhos dos então candidatos.
Após o pleito, Feitoza foi eleito com 2.438 votos e Adilsinho com 2.249 votos.
A operação Escambo Eleitoral cumpriu quatro mandados de busca e apreensão, expedidos pelo Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) e, conforme a PF, as buscas objetivaram angariar elementos que contribuam para as investigações do caso.
Se confirmadoo o envolvimento dos parlamentares nos atos, Adilsinho e Feitoza poderão responde pelos crimes de compra de votos e associação criminosa, cujas penas podem chegar até sete anos de prisão, além da possibilidade de terem seus mandatos cassados.
Notícias dos Poderes
Corpo de Bombeiros entrega medalhas a militares e civis em cerimônia dos 61 anos da corporação
Entrega da honraria é um reconhecimento ao compromisso e à dedicação que marcam a história da corporação
21 de Agosto de 2025 as 09h23Estudante crava lápis na cabeça de colega após briga dentro de escola no litoral de SP
Menino de 9 anos precisou ser hospitalizado para remoção do objeto. Ele levou pontos e segue em observação. Caso ocorreu em Praia Grande (SP)
20 de Agosto de 2025 as 19h59Governador atende setor e prorroga Proalmat até 2032
Medida vai beneficiar mais de 2.100 produtores e dezenas de milhares de trabalhadores
21 de Agosto de 2025 as 08h00TCE-MT emite parecer favorável às contas do Governo do Estado, mas faz alertas sobre Nova Rota do Oeste e Parque Novo Mato Grosso
Sob relatoria do conselheiro Antonio Joaquim, o balanço foi apreciado na sessão extraordinária nesta quarta-feira
21 de Agosto de 2025 as 07h50Corolla Cross bate de frente com caminhão e homem morre na BR-163
Um passageiro que também estava no veículo foi socorrido e encaminhado ao hospital
20 de Agosto de 2025 as 17h26STF dá aval e Mato Grosso poderá expor lista de milionários que devem ao fisco estadual
20 de Agosto de 2025 as 16h38Plataformas devem remover propagandas de cigarros eletrônicos em 48h
Os eventos serão realizados na Praia do Cortado, a montante (acima) do Rio Teles Pires e não terá alteração no nível da água, pois pertence ao reservatório da UHE Sinop
20 de Agosto de 2025 as 15h45Equipamentos da radioterapia chegam a Sinop
Projeção é de que unidade oferte o tratamento contra o câncer até novembro
20 de Agosto de 2025 as 15h20