Sinop
Vereadores querem mais tempo para decidir sobre abertura de ruas e avenida
Projeto que viabiliza Avenida Oscar Niemayer e outras duas novas ruas volta ser retirado de pauta
Geral | 26 de Maio de 2020 as 10h 35min
Fonte: Jamerson Miléski

A Câmara de vereadores de Sinop, protelou, mais uma vez, sua decisão sobre a abertura de uma nova avenida e duas ruas no município. O projeto de lei 020/2020 foi retirado da pauta de votações pela segunda semana consecutiva. Parte dos vereadores pediu mais tempo para apreciar o conteúdo do projeto, que está na casa desde o dia 6 de maio.
O projeto de lei trata da doação, pura e simples, de áreas que pertencem à terceiros, para prefeitura. No total, o município receberia 62,8 mil metros quadrados em imóveis que deveriam ser utilizados para a abertura da Avenida Oscar Niemayer, a Rua Alfredo Lenz e a Rua das Esmeraldas.
Nessa nova malha urbana, o projeto mais robusto é da Avenida Oscar Niemayer. A prefeitura já possui uma licitação em curso para pavimentação e tem firmado parcerias com a iniciativa privada afim de aliviar o custo da obra para os cofres públicos. A pretensão é, com a abertura da avenida, conectar a estrada Alzira à Avenida Bruno Martini, na altura do entroncamento com a estrada Nanci. Serão 2,2 mil metros de extensão. A via, além de conectar os espaços urbanos da cidade terá a função de “anel viário”, sendo uma rota com menos tráfego para caminhões carregados de madeira e grãos que chegam a cidade pela MT-222 ou pela estrada Nanci.
Já a Rua Alfredo Lenz fará a interligação da Avenida Bruno Martini ao Ribeirão Neuza, com 1,3 mil metros quadrados de extensão.
A última via que seria viabilizada pelo projeto de lei retirado de pauta é a Rua das Esmeraldas, no Jardim do Ouro. O plano do executivo é fazer a conexão do bairro com a Rua Colonizador Ênio Pepino e a Rua Jade. São mais de 2,5 mil metros de extensão nessa nova via.
Para que a prefeitura receba esses imóveis que serão transformados na avenida e em duas novas ruas, é preciso a aprovação da Câmara. Como encontrou resistência de seus pares, o vereador líder da prefeita, Mauro Garcia (MDB), voltou a pedir a retirada do projeto na sessão desta segunda-feira (25).
Luciano Chitollina (DEM), aprovou a retirada. O vereador disse que há necessidade de discutir mais o projeto. Segundo ele, uma semana a mais, ou talvez 15 dias, para escutar os munícipes ajudará a Câmara a decidir. “A avenida [Oscar Niemayer] é importante, mas precisamos fazer uma votação técnica e com valor legal”, comentou.
Chitollina disse que tem dúvidas com relação a autorização para pavimentar a nova via asfalto. A prefeitura já declarou que pretende utilizar recursos do Finisa (financiamento), para viabilizar a obra. Chitollina acredita que essa pode ser uma responsabilidade exclusiva dos loteadores e donos de áreas cortadas pela nova via. Ainda assim reconheceu a importância global da obra. “Um terço do município vai ser beneficiado por essa avenida, que fará papel de anel viário”, declarou.
Contrário a pavimentação da Avenida Oscar Niemayer, Joacir Testa (PSDB), disse que a via é importante para malha urbana, mas que bastaria uma estrada de terra, cascalhada. “É importante, mas pode ser feita no futuro. A prioridade é atender as regiões mais antigas de Sinop com asfalto. Ali [na avenida Oscar Niemayer], deixem que os proprietários façam a pavimentação”, pontuou Testa.
Lindomar Guida (PRB), fez um discurso com apelo emocional, citando o drama de quem vive há 20 anos em Sinop sem ter o asfalto na frente de casa. Ao citar um exemplo, falou do Recanto dos Pássaros – um bairro não tão antigo da cidade e que, inclusive, já possui um projeto para pavimentação asfáltica em curso (com dinheiro e licitação prontos).
Moradores do Jardim Bouganville – bairro que será o principal beneficiado com a abertura da nova avenida – acompanharam a sessão da Câmara através do Youtube, cobrando com comentários a aprovação do projeto.
Notícias dos Poderes
Alexandre de Moraes determina prisão de Fernando Collor de Mello
Ex-presidente foi condenado por esquema de corrupção na BR Distribuidora
24 de Abril de 2025 as 21h37MP pede investigação em honorário de administrador de RJ em MT
24 de Abril de 2025 as 19h03Presidente e diretora da CDL recebem Título de Cidadão Sinopense em momento simbólico na entidade
24 de Abril de 2025 as 17h24Dorner entrega para Ministro projeto do Mercado Municipal
Estrutura de R$ 8 milhões será construída ao lado da rodoviária
24 de Abril de 2025 as 16h34Após 12 anos, ‘saga’ do Nico Baracat chega ao fim
Os 1.440 apartamentos do conjunto habitacional correspondem a 7% do atual déficit habitacional de Sinop
24 de Abril de 2025 as 15h51PF flagra 51 caminhões de soja de MT com areia em porto no PR
24 de Abril de 2025 as 15h52Presidente da Aprosoja-MT detona Fávaro: 'Para nós, não tem trazido nenhuma diferença ter um ministro daqui'
Para Lucas Beber, o ministro da Agricultura não tem priorizado Mato Grosso.
24 de Abril de 2025 as 15h44