Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Boa tarde, Quarta Feira 06 de Agosto de 2025

Menu

Homenagem

Vice-prefeito de Sinop recebe homenagem póstuma ao pai em solenidade de celebração de 190 anos da ALMT

Geral | 06 de Agosto de 2025 as 13h 19min
Fonte: Assecom

Foto: Divulgação

O vice-prefeito de Sinop, Paulinho Abreu, foi um dos homenageados durante a solenidade em comemoração aos 190 anos da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), realizada nesta quarta-feira (06), no Plenário das Deliberações, em Cuiabá. Ele recebeu a Comenda Memória do Legislativo em nome de seu pai, Jorge Antônio de Abreu (in memoriam), em reconhecimento à sua contribuição marcante para a política mato-grossense.

Jorge Abreu chegou a Sinop nos anos 1970, acompanhando sua família na primeira leva de migrantes que ajudaram a construir os alicerces da cidade. Foi eleito vereador em 1988 e, três anos depois, em 1991, assumiu a presidência da Câmara Municipal. Em 1994, ampliou sua atuação política ao ser eleito deputado estadual, destacando-se como um defensor incansável do desenvolvimento de Sinop e de todo o Estado.

Sua carreira foi interrompida tragicamente em 1998, aos 44 anos, quando o avião em que viajava caiu durante sua campanha à reeleição. O acidente vitimou também o piloto e outro tripulante, deixando um vazio irreparável na política de Mato Grosso.

“Receber essa comenda em nome do meu pai é, antes de tudo, um momento de muita emoção. Jorge Abreu foi um homem digno, que honrou o Estado com trabalho e dedicação. Tenho muito orgulho da história que ele construiu e sigo tentando ser, todos os dias, um pouco do que ele foi como homem e como representante do povo”, declarou Paulinho Abreu.

A cerimônia promovida pela ALMT reuniu autoridades, ex-deputados, familiares de parlamentares já falecidos e convidados especiais. Um dos destaques da programação foi o concerto sinfônico da Orquestra da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), campus Cuiabá, sob a regência do maestro Oliver Yatsugafu, que trouxe ainda mais solenidade ao momento.

De acordo com a superintendente de Cerimonial da ALMT, Olga Lustosa, a celebração foi cuidadosamente planejada por uma comissão criada para resgatar e valorizar os 190 anos de história do parlamento estadual, desde sua fundação, em 03 de julho de 1835.