Conexão
Voo Cuiabá-Peru: Mato Grosso negocia rota aérea internacional direta com a Latam
Durante missão comercial na Expoalimentaria, no Peru, o Governo de MT abriu tratativas para criar uma nova rota aérea que ligaria Cuiabá ao mundo, com escala em estados amazônicos, visando ampliar a logística para o agronegócio
Geral | 29 de Setembro de 2025 as 07h 33min
Fonte: Unica News

O Governo de Mato Grosso iniciou conversas promissoras com a companhia aérea Latam para viabilizar um voo internacional direto entre Cuiabá e o Peru. A prospecção dessa nova rota aérea foi o destaque da missão mato-grossense em Lima, capital peruana, durante a Expoalimentaria 2025.
A iniciativa visa não apenas facilitar viagens, mas, principalmente, ampliar as conexões logísticas do estado para escoar a produção do agronegócio e acessar novos mercados consumidores.
O Secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, César Miranda, enfatizou a importância estratégica do novo voo para a integração regional e internacional:
"Precisamos fazer a conexão aérea com o Peru e os estados da Amazônia, com voo saindo de Lima, fazendo uma escala em Rio Branco, Porto Velho e em Cuiabá, e de Cuiabá para o mundo."
Miranda destacou que a colaboração entre os estados vizinhos e a busca por mercados como Peru e Bolívia são essenciais para complementar as potencialidades da região.
O presidente da Agência Invest MT, Mirael Praeiro, saiu otimista do encontro com a companhia aérea: "Eles vão avaliar a possibilidade e estudar os números. A Latam está num processo de expansão de rotas, comprou novas aeronaves da Embraer e essa possibilidade de uma rota internacional está no radar da empresa."
Missão comercial e prospecção de negócios
A busca pelo voo direto ocorreu em paralelo ao objetivo principal da missão: apresentar a qualidade da carne bovina, suína e outros produtos do agronegócio de Mato Grosso.
Durante a Expoalimentaria, realizada entre 24 e 26 de setembro, a comitiva prospectou diversas oportunidades comerciais, fortalecendo a presença de marcas como Mika, ThreePaes, Nutribras, Coopernova e o Instituto Mato-Grossense da Carne (Imac) no mercado internacional.
A agenda da comitiva também incluiu a visita ao Porto de Chancay, que está sendo desenvolvido como um futuro hub logístico vital para o comércio entre a América do Sul e a Ásia.
"Essa participação mostra que Mato Grosso está preparado para competir de igual para igual com os grandes players globais. Estamos prospectando novos mercados, abrindo portas para nossas empresas e buscando ampliar a logística internacional," concluiu o Secretário César Miranda.
Notícias dos Poderes
Ciclista idoso morre atropelado em rodovia e motorista foge
A vítima foi arremessada para um riacho e morreu na hora; o condutor do carro não foi encontrado
29 de Setembro de 2025 as 15h53GRAN lança o SAVIA, novo marco da verticalização em Sinop
O SAVIA nasce para transformar o modo de viver em Sinop, criando um novo legado urbano.
29 de Setembro de 2025 as 15h40Sérgio Ricardo anuncia censo do TCE-MT para mapear realidade dos municípios
29 de Setembro de 2025 as 14h04Uso indevido do fogo em propriedades rurais gera R$ 205 milhões em multas em MT
29 de Setembro de 2025 as 13h57Cuiabana conquista o 3º lugar em concurso de miss trans na Tailândia
Isabelle Castro representou o Brasil pela primeira vez no evento e disputou com outras 10 candidatas
29 de Setembro de 2025 as 10h56Pecuarista invade terra indígena de MT para criar gado e abastecer exportações da JBS à União Europeia, diz ONG
O Greenpeace diz que Mauro Fernando Schaedler cria gado ilegalmente na Terra Indígena Pequizal do Naruvôtu, e que o rebanho é vendido a frigoríficos da JBS. A empresa nega irregularidades
29 de Setembro de 2025 as 10h48Projeto da Empaer coloca Sinop em 1º lugar em número de produtores orgânicos de MT
Município alcançou 37 declarações de produtor orgânico emitidas pelo Governo Federal
29 de Setembro de 2025 as 09h35Jovem perde o controle da moto, bate em mureta e morre
Vítima morreu no local
29 de Setembro de 2025 as 08h15