situs toto

situs toto

toto 4d

slot toto

situs togel

situs togel

situs toto

mahjong olympus

situs togel

slot deposi pulsa

toto 4d

deposit 5000

slot toto

slot toto

Slot thailand

situs toto

slot deposit pulsa

slot toto

deposit pulsa

slot toto

situs toto

slot thailand

kembangtoto

situs kembangtoto

situs toto

toto 4d

slot pulsa

situs toto

toto 4d

toto togel

togel thailand

deposit 5000

situs toto

deposit pulsa

situs toto

slot depo 5k

situs toto

toto togel

slot toto

slot pulsa

toto togel

Slot Deposit Qris

toto 4d

situs toto slot

situs toto

situs toto

Bandar togel

slot toto

slot toto

slot toto

Slot depo 5k

deposit 5000

Toto togel

Slot deposit 5000

Situs slot resmi

situs toto

toto 4d

kembangtoto

situs toto

deposit 5000

situs toto

situs toto

https://summituniversity.edu.ng/

https://educacionfisica.arcoiris.edu.pe/

toto 4d

toto 4d

Na tempestade, não se troca o capitão

Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Sábado 02 de Agosto de 2025

Menu

Notícias dos Poderes

Na tempestade, não se troca o capitão

Notícias dos Poderes | 14 de Março de 2023 as 17h 48min

A comissão de permanente de saúde da Câmara de vereadores de Sinop pediu, formalmente, ao prefeito Roberto Dorner, para que afaste a secretária de Saúde do município, Daniela Galhardo, das funções. O documento enviado na manhã desta quarta-feira (14), é assinado pelos vereadores Hedvaldo Costa, Moisés do Jardim do Ouro e Luis Paulo da Gleba. Embora sejam os titulares da comissão de saúde no poder legislativo, não conhecem a fundo o setor: Hedvaldo é professor, Moisés comerciante e Luis Paulo, zootecnista.

O pleito dos vereadores tem motivação popular. O documento cita a morte da pequena Manuelle Tecchio, de apenas 3 anos de idade, obtido que ocorreu dentro da UPA 24h. Os vereadores afirmam que a trágica morte não é a única razão do pedido de afastamento e que outros pontos relacionados à gestão da UPA devem ser averiguados – e por isso a necessidade de afastar a secretária.

A dor, o medo que um caso desses desperta e o clamor popular não podem ser os únicos balizadores de um vereador. É preciso saber equilibrar razão e emoção, sem deixar o desejo de ser aplaudido pelo seu eleitorado tomar a frente.

A saúde pública é um assunto complexo. Mesmo quando a gestão está azeitada, podem ocorrem fatalidades. A saúde de Sinop, especificamente, tem um histórico de insuficiência. Desde a fundação da cidade tenta-se corrigir o déficit entre a demanda existente e a estrutura disponível. As coisas podem não estar indo bem na UPA de Sinop – no geral, quase nunca estão. Mas a resposta para o problema é trabalhar com um funcionário a menos?

Nos momentos de tempestade não se troca o capitão. Há muitas críticas à saúde pública que se oferece em Sinop, mas nenhuma relacionada à inação da secretária. Daniela é enfermeira de formação, vive na cidade há mais de 23 anos e conhece a gestão da saúde pública por dentro. Antes de ser a titular da pasta, foi adjunta ainda na gestão da ex-prefeita Rosana Martinelli, se manteve no cargo com a troca de prefeito e, em setembro de 2021, quando Valério Gobatto foi exonerado, ela assumiu a bronca interinamente. Por falta de um nome melhor, Dorner a nomeou titular dois meses depois.

À frente da Saúde, Daniela trocou a gestão da UPA, rompendo o antigo contrato. Cingiu – em caráter emergencial, é verdade – um novo contrato, maior, mais caro, para tentar atender o que de fato é o serviço da UPA. Não conseguiu lançar uma licitação descente nesse tempo, mas estabeleceu um novo contrato, emergencial novamente, mas que também cresceu em tamanho e atribuições. Enquanto os vereadores pedem seu afastamento, Daniela prepara enfim a licitação para que uma nova gestão seja contratada para UPA. Ou seja, ela não está parada.

No caso específico da Manuelle, sua resposta foi imediata. Afastou o profissional médico envolvido e abriu uma sindicância. Alguns diriam que o simples afastamento da médica já foi uma medida aguda demais, fruto da comoção popular. O regular é abrir a sindicância e determinar depois.

Não se trata de defender a secretária ou dizer que a saúde de Sinop é majestosa. O caso é saber que temos problemas e não agir para piorá-los.