Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Quinta Feira 20 de Fevereiro de 2025

Menu

Caminho de sucesso

Real TV eleva o padrão do jornalismo com equipe alinhada com a rede

Seguindo o padrão da Rede Record, emissora de Sinop cativa espaço na rede nacional

Notícias dos Poderes | 24 de Maio de 2023 as 12h 14min
Fonte: João Silvestri Klein e Jamerson Miléski

Foto: Divulgação

A RealTV, canal 8.1, foi criada há 4 anos com a responsabilidade de continuar o sucesso jornalístico da Record TV na cidade de Sinop. A grande mudança não veio somente no nome, mas também na forma de produzir o noticiário local.

A reestruturação mais relevante está no cerne de uma emissora de TV: o departamento de Jornalismo. O setor é capitaneado pelo jornalista especialista em Rádio e TV, Rafael Ávila. Na função de diretor de Jornalismo desde 2021, quando passou de coordenador de programação para a diretor. Ávila buscou alinhar a programação local com a grade nacional da Record TV. “Com essa proximidade entre as emissoras (nacional e local) conseguimos ter um contato maior, logo, temos maior visibilidade nacional”, explica o diretor.

Com esse entrosamento entre as emissoras, a RealTV conseguiu participações em links ao vivo em programas de renome nacional, rompendo os limites do município e levando conteúdo de Sinop para todo país. Produções em conjunto, alinhando as equipes de jornalismo de Sinop com a da Record em São Paulo, se tornaram mais frequentes. Hoje os rostos e vozes que dão as notícias no Norte de Mato Grosso em rede nacional são dos repórteres de Sinop.

 

Máquina de jornalismo

A rede de programação local conta com dois programas diários: o “Balanço Geral” que acontece de segunda a sexta das 10h50min às 13h, apresentado pelo carismático Anderson de Oliveira; e o “Cidade Alerta”, no final da tarde, com uma hora de duração, comandado pelo jovem e dinâmico apresentador Jean Lucas.

Os programas passam em 3 vias simultâneas, YouTube, Facebook e na Televisão. Segundo Rafael, ambos os programas tem como objetivo noticiar os fatos. A diferença entre os dois são os apresentadores que transmitem ao telespectador. “Cada apresentador tem uma forma particular de se comunicar, atingindo ao público de forma diferente. Dessa forma, ainda que os assuntos sejam os mesmos, cada apresentador consegue entregar o assunto da sua forma”, avalia Rafael.

Para que as informações cheguem quentes ao telespectador, os colaboradores da RealTV correm atrás da informação. Segundo Ávila, as pautas chegam à TV de diversas maneiras. “Recebemos as pautas de muitas fontes, por sites, grupos de WhatsApp, páginas de Instagram, denúncias dos telespectadores e até mesmo no boca a boca”, comenta.

Para um “assunto” que chegou à equipe de jornalismo virar uma notícia de fato, a informação passa por uma equipe com cerca de 15 pessoas onde há um processo de apuração e consolidação das informações. Após toda verificação, a pauta vai para o repórter e cinegrafista que gravam a matéria e produzem as sonoras; O conteúdo produzido nas ruas vai para edição, onde passa pelo diretor de jornalismo, que faz os ajustes necessários. Posteriormente o material vai para os editores que fazem os cortes, até finalmente, chegar ao produto final, onde o apresentador transmite ao público. Em média, 10 matérias são produzidas diariamente.

 

Era das redes sociais

Perguntado se acha que o “Jornalismo convencional” diminui em razão das redes sociais, Ávila contrapõe. “As pessoas absorvem as notícias muito rápido, basta ter um celular que as elas chegam até você, mas ainda buscam na TV a credibilidade e fidelidade das informações” comenta. “A nova geração assiste menos televisão que a antiga. A internet é um gancho para podermos agregar esse público para a produção que se faz na TV, que ao invés de chegar pela antena, chega pelas redes sociais”, completa o diretor de jornalismo da RealTV.

 

Prontos para rede nacional

Este ano a emissora ano atingiu outros patamares a nível nacional. Em fevereiro, após o caso da chacina em um bar de Sinop, no dia da prisão de um dos suspeitos, a equipe da RealTV ficou por quase uma hora ao vivo com o apresentador Luiz Bacci no “Cidade Alerta Nacional”. Segundo Ávila, isso mostra o alinhamento e confiança entre ambas emissoras.

Os números nas redes sociais são reflexos dessa crescente. Seus programas e matérias alcançaram mais de 3 milhões de pessoas no Facebook no mês de abril de 2023.

Perguntado sobre o que ele acreditar ser o diferencial da emissora, o diretor é objetivo: cumplicidade entre os colaboradores. “Todos que trabalham aqui possuem qualidades individuais e todos se dedicam a entregar o melhor resultado, o mais importante é que todos envolvidos estão focados nos resultados e não abdicam de sacrifícios para entregar o melhor do jornalismo para o telespectador”, finaliza Rafael.