Notícias dos Poderes
Vácuo de lideranças
Notícias dos Poderes | 25 de Fevereiro de 2025 as 16h 13min
A sensação de que Sinop parou de produzir lideranças políticas mais expressivas permeiam as conversas quando o assunto são eleições de 2026. Depois de um pleito municipal com apenas dois candidatos, sendo um deles o prefeito buscando a reeleição, a percepção é de que a política acabou sendo "esvaziada".
A leitura é compartilhada pelo atual presidente da Câmara de Sinop, Remídio Kuntz. Em conversa com o GC Notícias, o vereador com 3 mandatos avaliou o cenário local. Para Remídio, alguns "caciques" acabaram não permitindo que novos "caciques" surgissem, o que acabou deixando um vácuo de lideranças que possam ser alçadas ao posto de prefeito, deputado estadual, federal ou mesmo aos cargos maiores, como o governo do Estado e o Senado Federal. Se no passado o município já contou com 3 deputados estaduais e dois federais, tendo nomes cotados nas majoritárias do Estado, hoje a representação política se resume a um cada vez mais afastado deputado estadual, um federal e a passagem relâmpago de uma suplente de senador.
Sobre essa falta de "caciques" para 2026 e 2028, Remídio disse que está tentando montar a sua tribo - uma referência a articulação que o tornou presidente do legislativo municipal. Seu posicionamento pode resultar na formação de uma nova base política, embora tenha declarado que sua preferência é ser vereador ou secretário municipal. Ser deputado ou prefeito não está no seu horizonte. "Mas na política a gente não se manda. Quem determina é o eleitor e o grupo", afirmou Remídio.
O presidente também citou os "políticos de temporada" - referindo-se a lideranças que criticam a categoria, mas nunca colocam seus nomes a disposição da sociedade. Para Remídio a formação de novas lideranças políticas passa pela apresentação de novos nomes, "que precisam dar a cara tapa, vestir a camisa e mostrar seu trabalho".
Enquanto isso, resta a pergunta: Qual será o cardápio a disposição do eleitor em 2026? E em 2028?
Notícias dos Poderes
Representação
13 de Junho de 2025 as 11h33Homem de resultados
13 de Junho de 2025 as 11h28Opção Nacional
13 de Junho de 2025 as 11h21TORRADO
11 de Junho de 2025 as 20h29TRE/MT em crise
Eleitoral que não elege
13 de Maio de 2025 as 10h29Janaina Riva e mais seis deputados não foram contemplados este ano com emendas
Dados são do portal transparência do Governo do Estado. em compensação em anos anteriores ela foi contemplada na média com os mesmos valores que os demais 23 deputados com algumas distorções
02 de Maio de 2025 as 12h51Fábio responde acusações e relembra passado de José Riva e Lulula Ribeiro
Secretário da Casa Civil responde deputada e aumenta a pressão na relação executivo e legislativo
30 de Abril de 2025 as 22h36Janaina faz duras críticas a Fábio Garcia e manda recado a Mauro Mendes
Única deputada acusa chefe da casa civil de machismo institucionalizado, perseguição e uso de dinheiro público de forma eleitoral
30 de Abril de 2025 as 16h56