Operação Lava Jato
Alexandre de Moraes determina prisão de Fernando Collor de Mello
Ex-presidente foi condenado por esquema de corrupção na BR Distribuidora
Polícia | 24 de Abril de 2025 as 21h 37min
Fonte: Isto é

O ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal) mandou prender, nesta quinta-feira, dia 24, o ex-presidente Fernando Collor depois de negar um recurso da defesa dele em um desdobramento da Operação Lava Jato. Moraes afirmou que os recursos apresentados pelos advogados tinham caráter “meramente protelatório”.
“A manifesta inadmissibilidade dos embargos, conforme a jurisprudência da Corte, revela o caráter meramente protelatório dos infringentes, autorizando a certificação do trânsito em julgado e o imediato cumprimento da decisão condenatória”, afirmou em decisão.
Na decisão, que será levada ao plenário da Corte nesta sexta-feira, dia 25, o ministro diz: “Determino a prisão e o início do cumprimento da pena de reclusão, em regime fechado, em relação ao réu”. Em 2023, a pena do ex-presidente foi estabelecida pelo Supremo em oito anos e 10 meses de prisão e 90 dias multa.
Em 2015, Collor foi denunciado pela PGR (Procuradoria Geral da República) por receber mais de R$ 20 milhões em propina entre os anos de 2010 e 2014 para politicamente viabilizar irregularmente contratos da estatal com a UTC Engenharia voltados à construção de bases de distribuição de combustíveis.
Por meio de nota, a defesa de Collor afirmou que “recebe com surpresa e preocupação a decisão” e que Moraes rejeito “de forma monocrática, o cabível recurso de embargos de infringentes apresentado em face do acórdão do Plenário do Supremo Tribunal Federal”.
Notícias dos Poderes
Jovem morre após bater motocicleta em poste de iluminação
27 de Abril de 2025 as 20h32Vítima de capotamento no Litoral Norte de SP descobre estar grávida após acidente
Capotamento ocorreu na madrugada deste domingo (27) e, segundo o boletim de ocorrência, motorista admitiu ter ingerido bebida alcoólica antes de dirigir.
28 de Abril de 2025 as 06h39Cratera em MT após meteoro é maior do que cidade do Rio
Com um diâmetro de 40 quilômetros e área total de aproximadamente 1,3 mil km², a cratera é maior que a cidade do Rio de Janeiro, que tem 1,2 km²
27 de Abril de 2025 as 16h29Médico é condenado a prestar serviços comunitários por morte de bancária
A vítima tinha sido submetida a um implante nos seios; decisão saiu após 11 anos do ocorrido
26 de Abril de 2025 as 19h47Chef: investidores recusaram sociedade para 'fugir de tributos'
Investidores alegam prejuízo de R$ 2,8 milhões; Mack afirma que acusação é tentativa de coação
26 de Abril de 2025 as 12h37