Acusado de estupro
Câmara cassa mandato de vereador preso por abuso sexual de menores e convoca suplente
Polícia | 10 de Junho de 2025 as 07h 15min
Fonte: O documento

A Câmara Municipal apreciou em sessão extraordinária nesta segunda-feira (9), a extinção do mandato eletivo do vereador Thiago Bitencourt Lanhes Barbosa, o Dr. Thiago (PL), preso desde o dia 31 de maio por acusações de estupro de vulnerável e armazenamento de imagens relacionadas a abuso e exploração sexual infantil.
Com a decisão, Thiago Bitencourt se torna inelegível por oito anos, contados a partir das próximas eleições municipais. O suplente Milton Blass (PL) foi convocado e assumirá de forma definitiva a cadeira deixada por ele.
Na última quarta-feira (4), o vereador encaminhou um ofício ao Legislativo comunicando sua renúncia. A extinção do mandato foi formalizada por meio do Decreto Legislativo nº 128/2025, apresentado pelo presidente da Casa, vereador Joá José Porto dos Santos (MDB).
“Hoje o legislativo deu resposta ao que a lei manda em relação ao caso do Dr Thiago. Não podemos e nem vamos aceitar atitudes que manchem a Câmara Municipal e que firam a dignidade do nosso povo. Vereador é para zelar pelo bem-estar da comunidade, não causar escândalo e abalar quem votou. Fizemos nosso dever nesta extinção do mandato de Dr Thiago que agoira está inelegível por 8 anos", disse o presidente.
Dr. Thiago já havia enviado ofício à Câmara renunciando ao cargo alegando “questões pessoais”. Conforme regimento interno, a renúncia é um ato declaratório e não cabe ao plenário deliberar sobre.
Ele também já havia sido afastado do Partido Liberal (PL) no último dia 2, após a repercussão das denúncias da operação da Polícia Civil.
O caso
O vereador e médico Thiago Bitencourt Lanhes Barbosa, o Dr. Thiago, de 40 anos, foi alvo de uma operação da Polícia Civil que apura denúncias relacionadas a crimes sexuais contra crianças e adolescentes. Durante a ação, foram cumpridos mandados de busca e apreensão na residência e nos consultórios do médico.
Há indícios que ele fazia uma menor de “escrava sexual”, além de abusar de uma adolescente de 15 anos desde que ela tinha 12. Material pornográfico com as vítimas foi encontrado.
Notícias dos Poderes
MP pede quebra de sigilo dos celulares de psicóloga morta com tiro na cabeça e do marido dela
Conforme o promotor de Justiça, a medida visa verificar a real dimensão do envolvimento de Fabio Santin com a morte da esposa
18 de Junho de 2025 as 20h42Idoso estupra menina de nove anos e importuna sexualmente policial durante audiência de custódia
18 de Junho de 2025 as 08h35Polícia descarta suicídio e investiga marido por feminicídio de psicóloga em Sinop
17 de Junho de 2025 as 14h50Neto tenta matar os avós com golpes de faca em casa de MT
17 de Junho de 2025 as 11h12Polícia encontra mais dois gatos mortos próxima à casa de mulher trans presa por maus-tratos
Número de vítimas pode chegar a 11. Suspeita segue presa e perícia vai apontar se houve abuso sexual dos animais
17 de Junho de 2025 as 11h04Polícia Civil investiga morte de psicóloga em Sinop
17 de Junho de 2025 as 10h49PF de MT desarticula esquema de tráfico de mulheres para exploração sexual na Bélgica
17 de Junho de 2025 as 10h06Dezenas de balsas são destruídas em garimpo ilegal durante operação em terra indígena em MT
Agentes do Ibama, Bope e Funai destruíram balsas, embarcações e barracões usados no garimpo ilegal entre os dias 11 e 14 de junho, na Terra Indígena Kayabi, em Apiacás, durante uma operação no rio Teles Pires
17 de Junho de 2025 as 07h00