Investigação
Copiloto falsifica certificados e opera voos sem licença durante meses
Polícia | 14 de Novembro de 2025 as 07h 35min
Fonte: Extra Globo

Um copiloto é acusado de pilotar voos comerciais pela Europa sem licença durante meses. O homem, que não teve sua identidade revelada, teria falsificado certificados para simular as suas qualificações e ocupar o cargo.
O golpista trabalhava na companhia aérea da Lituânia, Avion Express, e já foi demitido. Anteriormente, ele havia atuado como primeiro oficial de outra companhia, a Garuda Indonésia, segundo o jornal Daily Mail.
A Avion Express é uma empresa do tipo "wet lease", que se especializa em fornecer aeronaves com tripulação completa para outras companhias aéreas. Ela possui uma frota com mais de 50 aeronaves, principalmente A320 e A321, que voam para destinos em todo o mundo.
Um porta-voz da empresa aérea disse ao site Aero Telegraph que a companhia tomou conhecimento recentemente de informações falsas a respeito da experiência do copiloto e que uma investigação interna está em andamento.
Ainda segundo o site, a Avion Express também enfatizou que seus procedimentos de recrutamento estão em conformidade com todos os regulamentos da aviação. "A segurança e o cumprimento das normas continuam sendo nossas principais prioridades", afirmou a empresa.
Esse tipo de farsa, retratada no clássico filme "O Aviador", não é nova. Em 2024, nos Estados Unidos, um voo de uma companhia parceira da Alaska Airlines foi forçado a desviar da rota depois do piloto ter admitido, em pleno voo, que “ não estava qualificado ” para aterrissar no Aeroporto de Jackson Hole, conhecido por ter uma das área de pouso mais desafiantes do continente.
Devido à sua altitude montanhosa, pista curta e condições de cisalhamento do vento, os pilotos precisam de requisitos adicionais para operar em áreas com essas condições.
Alguns comandantes tem a autorização para pousar apenas em condições de teto e visibilidade ilimitadas, conhecida como CAVU.
Notícias dos Poderes
Feminicídio sobe e bate recorde dos últimos 5 anos em MT
15 de Novembro de 2025 as 15h34Mãe perde controle de carro e menina de 9 anos morre em MT
Mulher conduzia um Uno Mille, que acabou capotando em curva perigosa em estrada vicinal
15 de Novembro de 2025 as 15h32Operação Carta Contemplada desmantela esquema de consórcios fraudulento em Sinop
14 de Novembro de 2025 as 14h32Idosa é presa após contratar faccionados para dar um ‘salve’ no ex-namorado de 26 anos
14 de Novembro de 2025 as 14h30Após abordagem, homem confessa envolvimento em triplo homicídio registrado em Sinop
Caso é investigado pela Polícia Civil
14 de Novembro de 2025 as 10h50Sinop: Polícia Civil prende homem com mandado em aberto
Preso foi encaminhado à delegacia
14 de Novembro de 2025 as 10h38Com canivete, maníaco ataca os pais com golpes nas costas e abdômen em MT
Ele foi preso em flagrante pela Polícia Militar logo após o ataque.
14 de Novembro de 2025 as 10h29Trio é preso após invadir casa e tentar matar rivais em MT
Suspeitos tentaram fugir
14 de Novembro de 2025 as 10h26