Executado
DNA confirma que sêmen encontrado em mulher é de motoboy torturado e morto com tiros na cabeça em Cuiabá
A Politec dará prosseguimento aos exames complementares e à inserção definitiva do perfil no sistema
Polícia | 31 de Outubro de 2025 as 15h 34min
Fonte: Repórter MT

As análises de DNA realizadas pela Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec) confirmaram que o material genético encontrado no corpo e nas vestes da vítima de um crime sexual ocorrido em Várzea Grande pertence a Daferson da Silva Nunes, de 36 anos. O rapaz foi encontrado morto no dia 22 de outubro, em uma estrada de chão, próximo ao Distrito Sucuri, em Cuiabá. O corpo estava com as mãos e pés amarrados e marcas de tiros na cabeça.
Conforme a assessoria da Politec, os exames apontaram compatibilidade entre os vestígios biológicos e o perfil genético de Daferson, tanto nas amostras coletadas da vítima quanto nas roupas utilizadas durante o crime. Segundo a coordenadora de perícias em biologia molecular da Politec, Rosangela Ventura, a confirmação foi obtida após o processo de extração total, que detectou a presença do cromossomo Y, marcador da linhagem masculina, nos vestígios.
“A vítima foi até a delegacia e, de maneira muito atenta, a Polícia Judiciária Civil solicitou as vestes, que também nos foram encaminhadas para análise. Esse conjunto de materiais, tanto do corpo da vítima quanto das roupas usadas durante o fato, apresentou a presença de material biológico do agressor, que corresponde geneticamente ao perfil de Daferson da Silva Nunes”, explicou Ventura.
O perfil genético obtido será inserido no CODIS (Combined DNA Index System), banco nacional de perfis genéticos que permite o confronto de vestígios biológicos com outros casos em investigação. A Politec dará prosseguimento aos exames complementares e à inserção definitiva do perfil no sistema, ampliando as possibilidades de identificação em casos correlatos.
A instituição reforça ainda a importância de que vítimas de violência sexual procurem atendimento pericial o quanto antes, preferencialmente nas primeiras 72 horas após o crime, período em que há maior chance de detecção e preservação de vestígios biológicos.
Relembre o caso
O crime ocorreu na noite de 20 de outubro, na região da Estrada da Guarita, em Várzea Grande. Como noticiado, a vítima, uma jovem de 21 anos, contou que foi abordada pelo homem, que se apresentou como mototaxista e se ofereceu para levá-la para casa. Durante o trajeto, ele desviou o caminho e a levou até uma área de mata, onde cometeu o estupro.
Daferson foi identificado como o principal suspeito após os testes presuntivos confirmarem a presença de sêmen nas amostras coletadas. No entanto, ele foi encontrado morto no dia 22 de outubro, antes da conclusão do inquérito policial. O caso segue sob acompanhamento da Polícia Civil, com as análises genéticas complementares conduzidas pela Politec.
Notícias dos Poderes
Homem é encontrado morto em área de mata em Sinop
31 de Outubro de 2025 as 18h00Polícia Civil incinera mais de 1,1 toneladas de entorpecentes
Drogas foram apreendidas em ações das Forças de Segurança realizadas entre os meses de junho a outubro
31 de Outubro de 2025 as 16h45Filho de 17 anos mata o pai com tiros e facadas no interior
31 de Outubro de 2025 as 10h56Policiais são presos com mais de 70 kg de ouro no Amazonas
Ao todo, foram apreendidas 77 barras de ouro, avaliadas em cerca de R$ 45 milhões.
31 de Outubro de 2025 as 09h55Escravo sexual é resgatado após passar mais de um ano em cárcere
Suspeito foi preso pela PJC
31 de Outubro de 2025 as 09h42Idoso é preso após ameaçar esposa e filho com armas dentro de casa
Três armas, munições e dinheiro são apreendidos em ocorrência da Polícia Militar
31 de Outubro de 2025 as 09h31Homem é morto a facadas na frente do filho durante discussão
Vítima usava tornozeleira eletrônica e morreu antes da chegada do socorro
31 de Outubro de 2025 as 09h30Assassinos fizeram vídeochamada após matar homem em carro em MT
Vítima tinha cinco condenações e estava em semiaberto.
31 de Outubro de 2025 as 09h29