Insegurança
Estupros contra pessoas LGBTQIAPN+ aumentam 800% em MT e número de homicídios quase dobra
A Secretaria Estadual de Segurança Pública (SESP) criou um grupo especial para tentar combater crimes de homofobia e transfobia em Mato grosso
Polícia | 28 de Julho de 2025 as 15h 21min
Fonte: Redação G1-MT

O número de estupros contra pessoas LGBTQIAPN+, em Mato Grosso, teve um aumento de 800% no ano passado se comparado com 2023, segundo dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública 2025, divulgado na sexta-feira (25). O levantamento também mostra que o número de homicídios contra essas pessoas quase dobrou, no mesmo período.
Dados de violência registrados contra LGBTQIAPN+
Tipo de crime | 2023 | 2024 | Variação |
Homicídio | 7 | 13 | +85,7% |
Estupro | 1 | 9 | +800% |
A Secretaria de Estado de Segurança Pública (SESP) criou um grupo especial para combater crimes de homofobia e transfobia. Segundo o tenente-coronel Ricardo Bueno, coordenador da força-tarefa, é preciso deixar de lado o comportamento homofóbico cultural dentro da sociedade.
“É necessário um esforço coletivo para a gente aprender a respeitar as diferenças e não vê a sexualidade ou as identidades como uma questão de inferioridade ou de incapacidade”, disse.
O Instituto Jejé de Oyá, ONG que atua em defesa da população LGBTQIAPN+, defende politicas públicas e apoia pessoas em vulnerabilidade. O presidente da ONG, Sávio De Brito Costa, o instituto oferece acompanhamento médico e psicológico para que essas pessoas possam se inserir no mercado de trabalho, ter autonomia e qualidade de vida.
“Esse projeto tem uma visão holística que não é só fazer acolhimento, mas também qualificar as pessoas, dar condição para que elas sejam inseridas no mercado de trabalho, ter a sua autonomia e ter qualidade de vida. Precisamos de políticas públicas que a sociedade e os políticos se envolvam nessas questões. Se não pensar em políticas públicas, vai continuar aumentando essa violência, essa discriminação, esse preconceito”, destacou.
O jovem Luccas Henry, que se identifica como pansexual e é ex-morador em situação de rua, relatou que foi vítima de assédio por três vezes e que hoje está em acompanhamento por meio de um programa social.
“Eu entrei no banheiro, cerca de dois ou três minutos depois, não mais que isso, uma pessoa entrou, começou a se olhar no espelho e ela percebeu pela fresta da porta que tinha alguém ali e mesmo assim abriu para ver quem estava ali, eu falei: você tá louca, e tentei puxar a porta para mim, mas ela abriu e foi uma situação muito ruim”, contou.
A artista trans, Josy Campos, contou que a arte foi sua salvação contra violência, inclusive dentro da família, onde a maioria das violências que sofreu veio pelo lado do pai, ainda quando criança.
“A gente é violentada sempre desde o psicológico. Se você é muito feminina, muito mulher, você sofre, por exemplo: não senta assim, não se comporta assim, isso não é jeito. Quando você cresce e se descobre uma mulher acaba sendo chamada de homem, então é uma transfobia, isso é estrutural, a gente é ensinado, infelizmente, na sociedade”, ressaltou.
Notícias dos Poderes
Jovem morre após passar mal em viagem de ônibus, e socorristas encontram 26 iPhones colados ao corpo
Equipe do Samu afirma que jovem teve uma parada cardiorrespiratória. Polícia ainda localizou algumas garrafas de bebidas na bagagem dela. Caso está sendo investigado
31 de Julho de 2025 as 08h33Advogado é enviado pela OAB-MT para acompanhar operação e acaba preso
Ao chegar na delegacia, Rodrigo Marinho foi surpreendido com a voz de prisão
31 de Julho de 2025 as 07h50Anatel e PF desarticulam esquema milionário de
Entre as medidas cautelares judiciais de grande impacto, estão o bloqueio de até R$ 33 milhões, o sequestro de veículos e imóveis, e o bloqueio de sites utilizados para a venda dos aparelhos ilegais
30 de Julho de 2025 as 11h49Bombeiros socorrem idoso vítima de espancamento em Sinop
30 de Julho de 2025 as 07h44Jornalista da TV Centro América sofre grave acidente na BR‑163 em Sorriso
Juliano Zimmer ficou preso às ferragens após ser fechado por outro carro e capotar veículo; ele foi encaminhado ao hospital consciente
30 de Julho de 2025 as 07h32Força Tática apreende 65 máquinas caça‑níquel em residência em Rondonópolis
Operação Tolerância Zero localiza depósito com máquinas de aposta ilegal; um homem foi preso em flagrante
30 de Julho de 2025 as 07h06