Repressão
Garimpeiro é preso após oferecer meio quilo de ouro para policiais encerrarem operação em MT
Polícia | 14 de Abril de 2025 as 16h 46min
Fonte: O documento

A Polícia Civil apreendeu, neste domingo (13), maquinários de grande porte utilizados para operarem em atividade garimpeira clandestina, em uma região de mata do município de Conquista d'Oeste. A apreensão ocorreu durante diligências para averiguar denúncia de uso de equipamentos furtados na região de fronteira.
Dois homens foram presos em flagrante por desmatar, por explorar crimes contra a flora economicamente ou degradar floresta em terras de domínio público ou devolutas, por executar pesquisa, lavra ou extração de recursos minerais sem autorização e por corrupção ativa.
As equipes das Delegacias de Vila Bela da Santíssima Trindade e de Pontes e Lacerda deslocavam pela área de garimpo, em Conquista D’Oeste, quando avistaram uma camionete Toyota Hilux obstruindo parcialmente a via, indicando que servia de aviso para alertar garimpeiros sobre eventual aproximação da polícia.
Na ocasião, foi observada intensa movimentação de maquinários em meio a vegetação, como forma de dissimulação. Ao adentrar no terreno alagado e dificultoso, a equipe também foi surpreendida por disparos de arma de fogo oriundos da mata.
No local, os policiais civis apreenderam três máquinas escavadeiras, uma pá carregadeira caterpillar, que estavam em livre funcionamento garimpeiro na área, além de duas escavadeiras escondidas entre a vegetação densa e dois contêineres com capacidade de 1 mil litros contendo óleo diesel.
O primeiro preso foi um homem, de 54 anos, identificado por gerenciar o respectivo garimpo e administrar outras três frentes de exploração mineral clandestina. O segundo suspeito, de 41 anos, foi preso por oferecer uma remessa de 500 gramas de ouro aos policiais civis como vantagem indevida para cessar a ação policial, configurando o crime de corrupção ativa.
Diante dos fatos, os dois envolvidos foram encaminhados para a 1ª Delegacia de Polícia de Pontes e Lacerda, interrogados e autuados em flagrante delito. Já os maquinários apreendidos estão sendo retirados da aérea com auxílio de caminhões pranchas.
Notícias dos Poderes
Noiva aciona Polícia após repercussão de vídeo com padre de MT
A Delegacia de São José do Rio Claro instaurou um inquérito para investigar o caso em Nova Maringá
15 de Outubro de 2025 as 15h54Fábrica clandestina em Várzea Grande batizava whisky com etanol e solvente
Local clandestino no bairro Construmat resultou na apreensão de mais de 90 garrafas de bebidas adulteradas; um homem foi preso e um adolescente apreendido
15 de Outubro de 2025 as 14h53Homem é condenado a um ano de prisão por injúria religiosa cometida em grupo de WhatsApp
15 de Outubro de 2025 as 13h11PF indicia 31 pessoas de MT e outros estados por fraude de R$ 180 mi com créditos de carbono
15 de Outubro de 2025 as 12h52Filhos viram mãe ser morta, reagiram e esfaquearam o assassino
15 de Outubro de 2025 as 10h46Mãe suspeita de matar filha de 2 meses aparece com bebê em bar horas antes da morte
Em imagens gravadas por testemunha, mãe aparece com a filha no colo e expõe a criança durante discussão. Bebê foi encontrada morta na manhã seguinte e pais permanecem presos.
15 de Outubro de 2025 as 09h41''Entregador'' é preso transportando drogas em bag
Prisão foi efetuada pela PM
15 de Outubro de 2025 as 06h41STJ não vê ilegalidade e mantém afastamento de delegado de MT
Ele é acusado de cobrar propina e praticar assédio sexual
15 de Outubro de 2025 as 06h33