Ganhou notoriedade
‘Mistério’ sobre morte: perfil atribuído a ‘Japinha do CV’ chega a 500 mil seguidores
Jovem ganhou notoriedade após ser apontada como morta em megaoperação nos complexos do Alemão e da Penha, mas seu nome não consta na lista de corpos identificados pela perícia
Polícia | 04 de Novembro de 2025 as 19h 43min
Fonte: Isto é

Após a criação de inúmeros perfis falsos associados à “Japinha do CV” (Comando vermelho) — também conhecida como Penélope ou “musa do crime”, uma conta foi apontada por usuários de redes sociais como verdadeira e ultrapassou a marca de 500 mil seguidores.
A jovem ganhou notoriedade após veículos de imprensa noticiarem que ela seria uma das 115 vítimas fatais identificadas na megaoperação Contenção, deflagrada na terça-feira, 28, nos complexos do Alemão e da Penha. Seu nome, no entanto, não consta na lista oficial de óbitos.
A dúvida sobre a morte ou não da mulher ganhou as redes sociais. Diversos perfis criados no Instagram e atribuídos a ela possuem fotos recentes, publicadas depois da megaoperação. O mais popular, que já passa dos 500 mil seguidores, publicou na segunda-feira, 3, um vídeo afirmando ser aquela a conta a verdadeira.
“É muito fake que tá tendo. Não sei o que se passa na cabeça das pessoas. As pessoas são maldosas. Tem muita gente caindo em lábia de fake, achando que sou eu”, diz a jovem no vídeo publicado. Não é possível saber se ele foi gravado antes ou depois da operação.
De acordo com a colunista Mirelle Pinheiro, do Metrópoles, policiais que participaram da megaoperação afirmaram que o corpo encontrado com roupa camuflada e colete tático — cuja foto circulou nas redes sociais — não pertence à “Japinha do CV”, mas a um homem cuja identidade não foi divulgada.
Diversas contas no Instagram divulgam fotos de Penélope tiradas antes da megaoperação, nas quais ela aparece com trajes de combate e empunhando um fuzil. Seu paradeiro após o confronto com as forças de segurança nos complexos do Alemão e da Penha segue desconhecido.
Quem é a ‘Japinha do CV’
Conhecida popularmente como ‘musa do crime’ ou ‘Japinha do CV’, Penélope ostentava armas nas redes sociais e era considerada uma importante integrante do Comando Vermelho nos complexos do Alemão e da Penha.
Segundo a polícia, ela gozava da confiança dos chefes locais, atuava na proteção de rotas de fuga e defendia pontos estratégicos do comércio de drogas.
Notícias dos Poderes
Dois homens são mortos a tiros em bar e idoso é preso
Francisco Oliveira, de 49 anos, e Bolivan Lima Silva, de 40, morreram após discussão em bar
11 de Novembro de 2025 as 19h41Polícia recolhe corpo de mulher durante velório em Cuiabá
Exames da Politec devem apontar causa da morte de Francilene; investigação foi instaurada pela DHPP
12 de Novembro de 2025 as 06h13Criminoso sequestra pai e filha na saída de escola, vai para motel e estupra menor
11 de Novembro de 2025 as 18h02Mulher acusada de matar filho de 3 anos para 'abrir espaço' para bebê com novo namorado se declara culpada
Amanda Maison e o ex-namorado foram presos em abril deste ano; ela se declarou culpada apenas sete meses depois
12 de Novembro de 2025 as 07h28Faxineira morre baleada após tentar limpar casa errada nos EUA
As autoridades, que estão analisando se apresentarão acusações contra o proprietário da residência
11 de Novembro de 2025 as 15h12TJ absolve empresária por tráfico de drogas e revoga prisão
Thaisa Lucas havia sido condenada a 18 anos de reclusão no âmbito da Operação Escamotes
11 de Novembro de 2025 as 14h23Estudante esfaqueia dois e diz que sofria bullying em escola de MT
Caso foi na Escola Domingos Aparecido dos Santos, em Rondonópolis; menor teve pulmão perfurado
11 de Novembro de 2025 as 11h12