Operação
PC fiscaliza clínicas médicas e coíbe venda irregular de remédios para emagrecimento
Polícia | 23 de Outubro de 2025 as 10h 25min
Fonte: O documento

A Polícia Civil de Mato Grosso, em ação integrada com o Conselho Regional de Medicina de Mato Grosso (CRM-MT) e a Vigilância Sanitária Municipal de Barra do Garças, deflagrou, na manhã desta quinta-feira (23), a “Operação Jaleco”, com foco na verificação do exercício ilegal da medicina e na repressão à venda irregular de medicamentos no município.
A ação foi motivada por um ofício expedido pelo Ministério Público do Estado de Mato Grosso, que solicitou investigação preliminar sobre a possível comercialização de medicamentos para emagrecimento sem observância das normas da Vigilância Sanitária e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em clínicas médicas e consultórios de profissionais de saúde no município.
Paralelamente, o CRM encaminhou ofício solicitando apoio da Polícia Civil para verificar a regularidade do exercício da medicina por profissionais atuantes na cidade, incluindo a conferência dos registros ativos junto ao Conselho e o cumprimento das normas técnicas e éticas da profissão.
Na operação, equipes estão realizando fiscalizações simultâneas em diferentes pontos do município, com o objetivo de identificar possíveis práticas irregulares, impedir a venda de medicamentos sem prescrição médica e assegurar o cumprimento das normas sanitárias. Os agentes também estão verificando a estrutura física de estabelecimentos e a documentação exigida para o funcionamento. As fiscalizações ainda estão em andamento.
“A Operação Jaleco representa um esforço conjunto entre os órgãos de saúde pública, fiscalização profissional e segurança pública para zelar pela legalidade no exercício da medicina e pela proteção da saúde coletiva”, afirmou o delegado Pablo Borges Rigo, responsável pela operação.
Denúncias sobre comercialização irregular de medicamentos ou exercício ilegal da medicina podem ser feitas de forma anônima pelos canais oficiais da Polícia Civil e da Vigilância Sanitária Municipal.
Notícias dos Poderes
Mulher teve olho arrancado e 68 facadas no peito e costas, aponta laudo
23 de Outubro de 2025 as 15h39Jovem que sofreu intoxicação por metanol e ficou cego bebeu uísque falsificado em Várzea Grande
Jovem perdeu a visão após ingerir bebida em uma confraternização com amigos na região do Parque do Lago, em Várzea Grande, no último dia 12.
23 de Outubro de 2025 as 14h14Exame confirma sêmen em jovem que acusou mototaxista morto de estupro
Agora será feito DNA para saber se líquido é mesmo de homem morto
23 de Outubro de 2025 as 11h03Corpo de jovem morto à tiros é localizado em vala de escoamento de água em Sinop
Caso é investigado pela Polícia Civil
23 de Outubro de 2025 as 08h26Menina de 16 anos é achada morta boiando em rio de MT
Polícia Civil investiga o caso
23 de Outubro de 2025 as 05h57Grávida de oito meses é presa após esfaquear companheiro em conveniência
Mulher de 33 anos atacou o marido com um canivete após encontrá-lo com outra mulher; vítima segue internada.
23 de Outubro de 2025 as 05h46