Operação
PC indicia 13 criminosos de SP por furto de R$ 300 mil de caixa eletrônico em prefeitura de MT
Polícia | 26 de Maio de 2025 as 12h 07min
Fonte: O documento

A Polícia Civil de Mato Grosso concluiu o inquérito que apurou o furto qualificado em um terminal de autoatendimento do Banco Bradesco, instalado na Prefeitura de Sorriso, e indiciou 13 criminosos do Estado de São Paulo.
O caixa eletrônico foi violado por integrantes do grupo criminoso em agosto do ano passado. Na ocasião, os criminosos conseguiram levar R$ 300 mil. Logo após a subtração, o dinheiro foi colocado dentro de envelopes e depositados em várias contas bancárias.
As investigações da Gerência de Combate ao Crime Organizado (GCCO), com apoio da Delegacia de Sorriso, embasou o indiciamento de seis indivíduos pelos crimes de furto qualificado, lavagem de dinheiro e organização criminosa, e sete por lavagem de dinheiro e receptação do dinheiro subtraído.
Consta no inquérito as provas periciais que apontaram toda a dinâmica do plano arquitetado - desde o aluguel de um carro na cidade de Mauá até o arrombamento do terminal bancário.
Todo o trajeto e modus operandi dos integrantes da organização, bem como a identificação e a participação individualizada dos envolvidos, foram esclarecidos. Com a conclusão e indiciamentos, o inquérito foi remetido na sexta-feira (23.5) para o Ministério Público e Poder Judiciário.
Ultimas diligências
Após a deflagração da Operação Chave Mestra, no dia 14 de maio, a GCCO realizou vários interrogatórios que possibilitaram a conclusão do inquérito policial e seguimento do processo criminal.
Os interrogatórios contaram com a participação do delegado e chefe do Departamento Estadual de Investigações Criminais (DEIC) da Polícia Civil de São Paulo, Ronaldo Sayeg, que esteve durante a semana na capital mato-grossense.
Ronaldo visitou as instalações da Gerência de Combate ao Crime Organizado (GCCO) e aproveitou o ensejo para acompanhar a conclusão do referido inquérito policial.
Crime
No dia 22 de agosto do ano passado, a Delegacia de Polícia de Sorriso foi acionada para atender a ocorrência de arrombamento de um caixa eletrônico do Banco Bradesco, instalado na Prefeitura de Sorriso.
Dois homens participaram diretamente na violação do terminal de autoatendimento. Ambos chegaram juntos no local e disfarçados com uniformes. Um terceiro homem também aparece na cena do crime observando a ação e dando cobertura aos executores.
A dupla se passou por funcionários de uma empresa contratada para realizar a manutenção dos caixas, adentraram no prédio e manusearam o equipamento eletrônico.
O terminal frequentemente apresentava problemas, o que tornou habitual a presença de técnicos de manutenção, motivo pelo qual as condutas dos suspeitos não despertaram desconfiança, permitindo que o furto fosse realizado sem que ninguém notasse.
Operação Chave Mestra
No dia 14 de maio, a Polícia Civil de Mato Grosso cumpriu 38 mandados judiciais contra um grupo criminoso de São Paulo responsável por arrombar e furtar o caixa eletrônico em Mato Grosso.
Foram cumpridos mandados de prisão, de busca e apreensão e sequestro de bens (bloqueio de contas bancárias) nas cidades de Mauá, Araraquara e na capital de São Paulo.
Além da GCCO, a ação contou com a participação da Delegacia de Sorriso e do Departamento Estadual de Investigações Criminais (DEIC), da Polícia Civil de São Paulo.
Programa Tolerância Zero ao Crime
A Polícia Civil de Mato Grosso reafirma o compromisso no combate ao crime organizado e na proteção ao cidadão de Mato Grosso, desenvolvendo ações qualificadas, integradas e com estratégias de inteligência.
Notícias dos Poderes
Homem é preso por gravar partes íntimas de mulher em supermercado de Cuiabá
04 de Agosto de 2025 as 15h27Homem agride e tenta afogar esposa em piscina em Cuiabá
04 de Agosto de 2025 as 14h59Motorista bêbado atropela e mata gari em rua de Chapada dos Guimarães
04 de Agosto de 2025 as 12h49Criança de 2 anos foge de casa durante a madrugada para ir atrás de pai em bar de MT
Após os esclarecimentos dos fatos, os pais foram liberados e não chegaram a ser autuados
04 de Agosto de 2025 as 12h46Mulher é presa por levar filha de 2 anos dentro da mala em viagem
04 de Agosto de 2025 as 07h26Detento mata policial penal em hospital de BH, foge vestindo farda e é preso após perseguição
Após os disparos, o detento fugiu, mas acabou sendo preso em um carro de aplicativo
03 de Agosto de 2025 as 12h14PMs são presos por suspeita de facilitar fuga de assaltantes de banco
03 de Agosto de 2025 as 07h49Imagens da prisao de Bando que assaltou banco em Brasnorte
Presos
02 de Agosto de 2025 as 15h38