Operação
PF faz operação contra suspeitos de armazenar arquivos com exploração sexual infantil em MT
Polícia | 02 de Outubro de 2025 as 15h 40min
Fonte: O documento

A Polícia Federal deflagrou, nesta quinta-feira (2), a 7ª fase da Operação Infante Seguro, com o cumprimento de um mandado de busca e apreensão no município de Rondonópolis, no âmbito das ações de enfrentamento ao abuso sexual infantojuvenil.
A investigação apura a possível prática de armazenamento de arquivos contendo exploração sexual infantil, conduta tipificada no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Nesta fase, foi identificada a transnacionalidade da conduta, uma vez que os arquivos eram difundidos por meio de aplicativo de comunicação, o que pode envolver usuários e servidores de diferentes países.
A Polícia Federal reforça a importância de monitorar e orientar crianças e adolescentes no ambiente virtual e físico, prevenindo abusos sexuais.
Atenção a mudanças de comportamento — como isolamento repentino ou segredo quanto ao uso de celular e computador — pode ajudar a identificar situações de risco. É igualmente importante ensinar como agir diante de contatos inadequados em ambientes virtuais, reforçando que podem e devem buscar ajuda.
Embora o termo "pornografia" ainda seja utilizado em nossa legislação (art. 241-E da Lei nº 8.069, de 1990 - Estatuto da Criança e do Adolescente) para definir "qualquer situação que envolva criança ou adolescente em atividades sexuais explícitas, reais ou simuladas, ou exibição dos órgãos genitais de uma criança ou adolescente para fins primordialmente sexuais", a comunidade internacional entende que o melhor nessas situações é referir-se a crimes de "abuso sexual de crianças e adolescentes" ou mesmo "violência sexual de crianças e adolescentes", pois a nomenclatura ajuda a dar dimensão da violência inflingida nas vítimas desses crimes tão devastadores.
Além disso, a Polícia Federal alerta aos pais e aos responsáveis sobre a importância de monitorar e orientar seus filhos no mundo virtual e físico, protegendo-os dos riscos de abusos sexuais. Conversar abertamente sobre os perigos do mundo virtual, explicar como utilizar redes sociais, jogos e aplicativos de forma segura e acompanhar de perto as atividades online dos jovens são medidas essenciais de proteção. Estar atento a mudanças de comportamento, como isolamento repentino ou segredo em relação ao uso do celular e do computador, pode ajudar a identificar situações de risco.
É igualmente importante ensinar às crianças e adolescentes como agir diante de contatos inadequados em ambientes virtuais, reforçando que podem e devem procurar ajuda. A prevenção é a maneira mais eficaz de garantir a segurança e o bem-estar de crianças e adolescentes, e a informação continua sendo um instrumento capaz de salvar vidas.
Notícias dos Poderes
Motorista se irrita com bloqueio em rua e tenta matar gari com golpe de facão no abdômen
02 de Outubro de 2025 as 14h23Homem é encontrado morto dentro de barracão em Sinop
02 de Outubro de 2025 as 14h09Delegado declara que menores mataram homem por conta de desentendimento em pagamento
Vítima teria prometido R$2 mil à menores em troca de programa sexual
02 de Outubro de 2025 as 12h41Professora é acusada de jogar estojo contra aluno autista em MT
Os pais da criança formalizaram denuncia contra a docente.
02 de Outubro de 2025 as 06h27Investigador da Polícia Civil é preso por agredir companheira na frente do filho autista em MT
Homem de 48 anos foi detido pela PM após injúrias e agressões verbais; caso é investigado pela Corregedoria-Geral
02 de Outubro de 2025 as 06h25PM e PRF apreendem mais de 100 kg de maconha em SUV
Suspeito foi preso
02 de Outubro de 2025 as 06h20Pichação com ameaça de massacre mobiliza polícia em escola de MT
Funcionários encontraram frases com data marcada e referência ao ataque de Suzano em banheiro da unidade; diretoria registrou ocorrência e pediu rondas preventivas.
02 de Outubro de 2025 as 06h18Trabalhador some após corrida de aplicativo e família recebe pedidos de Pix
Vítima está no município para fazer um serviço
02 de Outubro de 2025 as 06h09