38 Mandados judiciais
Polícia Civil de MT prende 13 integrantes de grupo criminoso de São Paulo que furtaram R$ 300 mil em Sorriso
Também foram cumpridos outros mandados judiciais contra suspeitos que arrombaram e furtaram dinheiro de caixa eletrônico
Polícia | 14 de Maio de 2025 as 08h 57min
Fonte: Secom -MT

A Polícia Civil deflagrou, nesta quarta-feira (14.5), a Operação Chave Mestra, para cumprimento de 38 mandados judiciais contra um grupo criminoso de São Paulo responsável por arrombar e furtar caixas eletrônicos em Mato Grosso.
A investigação da Gerência de Combate ao Crime Organizado (GCCO), integrada com a Delegacia de Sorriso, identificou um plano arquitetado pelos criminosos que resultou na subtração de R$ 300 mil em dinheiro de um terminal de autoatendimento do Banco Bradesco, instalado na Prefeitura de Sorriso.
Após violar o caixa eletrônico em agosto de 2024, o dinheiro foi rapidamente pulverizado e depositado em diferentes contas bancárias.
Embasadas nas investigações da GCCO, as ordens judiciais foram expedidas pelo juiz Anderson Clayton Dias Batista, da 5ª Vara Criminal da Comarca de Sinop.
A ação para cumprimento dos mandados, além da GCCO, contou com a participação da Delegacia de Polícia de Sorriso e do Departamento Estadual de Investigações Criminais (DEIC), da Polícia Civil de São Paulo.
Ao todo, foram cumpridos 13 mandados de prisão, sendo seis preventivas e sete temporárias, 10 mandados de busca e apreensão, e 15 mandados de sequestro de bens (bloqueio de contas bancárias) nas cidades de Mauá, Araraquara e na capital de São Paulo.
Os alvos das prisões são os integrantes do grupo criminoso, todos do Estado de São Paulo. Com as diligências, foi possível identificar e individualizar a participação de cada investigado no furto qualificado e sua função específica dentro da organização criminosa.
Crime
No dia 22 de agosto do ano passado, a Delegacia de Polícia de Sorriso foi acionada para atender a ocorrência de arrombamento de um caixa eletrônico do Banco Bradesco, instalado na Prefeitura de Sorriso.
Dois homens participaram diretamente na violação do terminal de autoatendimento. Ambos chegaram juntos no local e disfarçados com uniformes. Um terceiro homem também aparece na cena do crime observando a ação e dando cobertura aos executores.
A dupla se passou por funcionários de uma empresa contratada para realizar a manutenção dos caixas, adentraram no prédio e manusearam o equipamento eletrônico.
O terminal frequentemente apresentava problemas, o que tornou habitual a presença de técnicos de manutenção, motivo pelo qual as condutas dos suspeitos não despertaram desconfiança, permitindo que o furto fosse realizado sem que ninguém notasse.
Investigação
Na ocasião, foram realizadas perícias e os policiais civis de Sorriso iniciaram os primeiros levantamentos para esclarecer o furto. Diante da natureza do delito, a Gerência de Combate ao Crime Organizado foi informada para continuar as investigações.
As checagens, consultas, verificações de câmeras e análises de imagens resultaram na identificação de autoria, do veículo usado no crime, bem como na dinâmica, deslocamento (ida e volta) entre São Paulo e Mato Grosso, modus operandi e divisão de tarefas dos investigados.
Indiciamentos
Foram identificadas 13 pessoas, que respondem o inquérito instaurado pela Gerência de Combate ao Crime Organizado (GCCO) pelos crimes de furto qualificado, lavagem de dinheiro e organização criminosa.
Notícias dos Poderes
Chefe de facção presa em shopping do RJ e ex-marido podem estar por trás de mais de 100 assassinatos em MT
Priscila Moreira Janis e Robson Junior Jardim dos Santos foram os responsáveis pela guerra de facções que resultou em diversos assassinatos, entre 2022 e 2023, segundo o delegado Bruno França
04 de Agosto de 2025 as 17h08Trio é preso ao planejar sequestro de empresário em Sinop
04 de Agosto de 2025 as 16h55Homem é preso por gravar partes íntimas de mulher em supermercado de Cuiabá
04 de Agosto de 2025 as 15h27Homem agride e tenta afogar esposa em piscina em Cuiabá
04 de Agosto de 2025 as 14h59Motorista bêbado atropela e mata gari em rua de Chapada dos Guimarães
04 de Agosto de 2025 as 12h49Criança de 2 anos foge de casa durante a madrugada para ir atrás de pai em bar de MT
Após os esclarecimentos dos fatos, os pais foram liberados e não chegaram a ser autuados
04 de Agosto de 2025 as 12h46Mulher é presa por levar filha de 2 anos dentro da mala em viagem
04 de Agosto de 2025 as 07h26Detento mata policial penal em hospital de BH, foge vestindo farda e é preso após perseguição
Após os disparos, o detento fugiu, mas acabou sendo preso em um carro de aplicativo
03 de Agosto de 2025 as 12h14