Operação Contracheque
Polícia Federal apura desvio de R$ 1 milhão do Fundeb em município de MT
Durante a operação, foram cumpridos três mandados de busca e apreensão, além do bloqueio de bens e valores dos investigados
Polícia | 10 de Outubro de 2025 as 10h 23min
Fonte: 24 horas MT

A Polícia Federal deflagrou nesta sexta-feira (10), a Operação Contracheque Fantasma, com o objetivo de apurar possíveis fraudes na aplicação de recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) no município de Jauru, interior de Mato Grosso.
Durante a operação, foram cumpridos três mandados de busca e apreensão, além do bloqueio de bens e valores dos investigados.
As investigações começaram após denúncia feita por uma vereadora da cidade, que apontou divergências entre os valores informados ao governo federal e os pagamentos realizados aos profissionais da educação. Uma análise realizada com base no portal da transparência municipal identificou uma diferença de aproximadamente R$ 1,1 milhão entre janeiro de 2022 e junho de 2023.
Também foram encontrados indícios da existência de “funcionários fantasmas”, ou seja, pessoas que constam na prestação de contas, mas não aparecem nos registros oficiais de transparência. Além disso, foram detectadas irregularidades na gestão dos recursos, como o uso inadequado de contas bancárias, o que dificulta o controle e a rastreabilidade dos valores recebidos.
Os envolvidos poderão responder por crimes relacionados à falsificação de dados em sistemas públicos.
A Polícia Federal segue com as investigações para aprofundar os fatos e identificar todos os responsáveis.
Notícias dos Poderes
Homem arromba porta do apartamento e agride ex-mulher em Sinop
12 de Outubro de 2025 as 20h24Idoso de 69 anos morre ao ser atingido por árvore seca em fazenda
13 de Outubro de 2025 as 06h02Ex-marido invade bar, mata homem e esfaqueia mulher em Marcelândia
12 de Outubro de 2025 as 13h21Três mulheres morrem em colisão entre carro e carreta na BR-163 em MT
12 de Outubro de 2025 as 13h20Dona de cabaré que trocava sexo por ouro extraído de terra indígena em MT é alvo de operação da PF
10 de Outubro de 2025 as 15h03Homem esfaqueia a ex, foge e é achado sem vida em terreno de MT
10 de Outubro de 2025 as 15h00Criança de 2 anos some de dentro de casa, e mamadeira dela é encontrada em rio no Paraná
Arthur da Rosa Carneiro desapareceu nesta quinta-feira (9). Casa da família fica ao lado de região de mata. Buscas estão sendo feitas na região e a Polícia Civil está investigando o caso
10 de Outubro de 2025 as 14h41Suspeitos de vender material de abuso infantil são alvos da PF em MT e PR
A investigação tem como foco identificar pessoas envolvidas na produção, armazenamento e comercialização de material ilícito pela internet
10 de Outubro de 2025 as 09h45