Direitos Humanos
À pedido de senador de MT, Damares terá que explicar declarações sobre crianças abusadas
Senado acolheu o requerimento que convida ex-ministra para prestar esclarecimentos
Política | 18 de Outubro de 2022 as 16h 07min
Fonte: Jamerson Miléski

A comissão de Direitos Humanos do Senado Federal aprovou na tarde desta terça-feira (18), o requerimento de convite à ex-ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos, Damares Alves. O convite é para que Damares preste esclarecimentos sobre as declarações que fez no último dia 9 de outubro, quando afirmou que crianças da Ilha de Marajó, no Pará, estavam sendo traficadas para serem abusadas sexualmente.
O autor do requerimento é o senador pelo Mato Grosso, Carlos Fávaro (PSD). No documento, Fávaro pede que Damares informe as providências que tomou ao descobrir os casos e se houve representação (denúncia) ao Ministério Público ou à polícia, bem como, a exposição de provas perante a sua fala. Fávaro também ressalta que, no caso de as declarações serem falsas, a fala de Damares pode ter sido usada para “alimentar discurso de ódio e tumultuar o processo eleitoral”. “Em caso de omissão do governo, a ex-ministra deve ser investigada por prevaricação”, destacou o senador.
O pedido foi apresentado por Fávaro na última sexta-feira (14). O Ministério Público Federal também ingressou com um pedido de explicações ao Ministério da Mulher – que pediu hoje (18), um prazo de 30 dias para explicar as declarações.
Durante um culto na igreja Assembleia de Deus, Damares disse que crianças de 3 e 4 anos de idade da Ilha de Marajó eram traficadas e tinham seus dentes “arrancados pra elas não morderem na hora do sexo oral” e se alimentavam de comida pastosa “para o intestino ficar livre para a hora do sexo anal”.
O MPF informou que atuou em quatro inquéritos para investigar denúncias sobre tráfico internacional de crianças na Ilha de Marajó desde 1992. Nenhum deles tem semelhança com as falas da ex-ministra.
“Damares não apresentou nenhuma evidência do que falava, nem contou ter tomado alguma providência para punir os responsáveis, o que seria sua obrigação como ministra de Estado. De fato, as afirmações da ex-ministra causam preocupação e perplexidade, em especial porque pode se tratar de informações sigilosas às quais se teve conhecimento em razão do cargo público que ocupava”, afirmou o senador Fávaro.
Confira a fala de Damares no vídeo abaixo.
Notícias dos Poderes
Lula diz que vai convidar Trump para a COP30, em Belém
Presidente quer saber o que norte-americano pensa da questão climática
06 de Agosto de 2025 as 07h00Senadores de MT querem impeachment de Alexandre de Moraes; veja como é o rito
05 de Agosto de 2025 as 15h02Bolsonaro fala por telefone em ato em Cuiabá e pode ter violado decisão do STF
04 de Agosto de 2025 as 08h04Trump assina decreto e impõe tarifa de 50% sobre produtos brasileiros a partir de 6 de agosto
Medida é classificada como emergência nacional e visa punir suposta censura no Brasil; carne e café estão entre os itens que ficarão mais caros, enquanto suco de laranja, minérios, aviões e petróleo foram poupados
30 de Julho de 2025 as 16h37Prefeito articula com deputado Elizeu Nascimento emendas para saúde e infraestrutura
30 de Julho de 2025 as 16h16Vice-prefeito Paulinho Abreu assina contrato Qualifica Turismo para fomento do setor em Sinop
30 de Julho de 2025 as 15h12'Que esse seja um aviso', diz Marco Rubio após aplicação de Lei Magnitsky contra Moraes
Dispositivo foi criado para impor sanções econômicas a indivíduos acusados pela Casa Branca de violações graves contra os direitos humanos e é apelidado de 'pena de morte financeira'.
30 de Julho de 2025 as 13h36EUA aplicam Lei Magnitsky contra Alexandre de Moraes
Informação de que a lei seria aplicada nesta quarta foi antecipada por Lourival Sant'Anna, analista de Internacional da CNN
30 de Julho de 2025 as 13h02