Veja nomes
Abilio anuncia mais dois secretários para gestão 2025: arquiteto urbanista e ex-diretor do IEL
Política | 01 de Novembro de 2024 as 10h 12min
Fonte: Olhar Direto

Prefeito eleito em Cuiabá, Abilio Brunini (PL) anunciou nesta quinta-feira (31) o nome do arquiteto urbanista José Afonso Portocarrero como segundo secretário para compor seu gabinete a partir de janeiro de 2025. Além dele, o ex-presidente do Instituto Euvaldo Lodi (IEL-MT), Nivaldo de Almeida Carvalho, também foi escolhido. A médica pediatra Lúcia Helena Barboza Sampaio já havia sido anunciada por Abilio para ocupar a Saúde.
Portocarrero deve ocupar pasta de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano. Nivaldo, por sua vez, deve ocupar a pasta de desenvolvimento econômico.
O primeiro nome, do arquiteto Portocarrero, conhecido por sua atuação em projetos de urbanismo sustentável e requalificação de áreas públicas, terá a missão de implementar uma agenda que priorize melhorias urbanísticas e de habitação na cidade.
A nomeação de Portocarrero é vista como um passo estratégico de Abílio para sinalizar a importância do planejamento urbano em sua futura gestão. A escolha do arquiteto reforça o compromisso do prefeito eleito com políticas voltadas ao desenvolvimento sustentável e à inclusão social, áreas em que Portocarrero já demonstrou experiência ao longo de sua carreira.
“José Afonso traz uma vasta experiência em projetos que buscam não apenas transformar espaços, mas também a vida das pessoas que neles habitam. Sua presença será fundamental para concretizar nosso compromisso com uma cidade mais inclusiva e sustentável”, declarou Abílio.
Graduado pela Universidade de São Paulo (USP), Portocarrero trabalhou em projetos nacionais e internacionais que priorizam a sustentabilidade e o bem-estar urbano. Além disso, ele foi responsável por diversas intervenções de sucesso em cidades brasileiras, especialmente em projetos de habitação popular e mobilidade urbana, fatores que, segundo fontes internas, pesaram na escolha de seu nome para o cargo.
O nome de Nivaldo, que também foi anunciado por Abilio, deve ajudar no desenvolvimento socioeconômico da capital.
A equipe de transição de Abílio Brunini segue trabalhando para definir outros integrantes do gabinete, com o objetivo de apresentar um time coeso e alinhado às metas de sua futura administração. Com a inclusão de Portocarrero, o prefeito eleito reforça uma proposta de governo focada na inovação urbana, em consonância com as demandas da população.
Saiba Mais: Empresário Joao Nassif Massufero Izar ou Joao Nassif Izar…
Notícias dos Poderes
Bolsonaro fala por telefone em ato em Cuiabá e pode ter violado decisão do STF
04 de Agosto de 2025 as 08h04Trump assina decreto e impõe tarifa de 50% sobre produtos brasileiros a partir de 6 de agosto
Medida é classificada como emergência nacional e visa punir suposta censura no Brasil; carne e café estão entre os itens que ficarão mais caros, enquanto suco de laranja, minérios, aviões e petróleo foram poupados
30 de Julho de 2025 as 16h37Prefeito articula com deputado Elizeu Nascimento emendas para saúde e infraestrutura
30 de Julho de 2025 as 16h16Vice-prefeito Paulinho Abreu assina contrato Qualifica Turismo para fomento do setor em Sinop
30 de Julho de 2025 as 15h12'Que esse seja um aviso', diz Marco Rubio após aplicação de Lei Magnitsky contra Moraes
Dispositivo foi criado para impor sanções econômicas a indivíduos acusados pela Casa Branca de violações graves contra os direitos humanos e é apelidado de 'pena de morte financeira'.
30 de Julho de 2025 as 13h36EUA aplicam Lei Magnitsky contra Alexandre de Moraes
Informação de que a lei seria aplicada nesta quarta foi antecipada por Lourival Sant'Anna, analista de Internacional da CNN
30 de Julho de 2025 as 13h02Deputada Carla Zambelli é presa na Itália, diz Ministério da Justiça
Deputado italiano Angelo Bonelli contou em sua conta no X que ele deu o endereço de Zambelli para a política italiana. Zambelli tinha fugido do Brasil no fim de maio após ser condenada a 10 anos de prisão.
29 de Julho de 2025 as 16h21