Eleições 2024
Aliados viram opositores: Dalton e Rosana no PL vão enfrentar Dorner
Atual vice-prefeito se filiou ao PL, presidido pela ex-prefeita de Sinop
Política | 06 de Outubro de 2023 as 14h 04min
Fonte: Jamerson Miléski

O palanque que elegeu o atual prefeito de Sinop, Roberto Dorner (PRB), despencou. Na noite desta quinta-feira (5), o vice-prefeito de Sinop, Dalton Martini, assinou a sua filiação ao PL (Partido Liberal), durante o encontro regional da sigla, realizado em um hotel da cidade.
O PL de Sinop é presidido pela ex-prefeita Rosana Martinelli. Em 2020, Dalton e Rosana desistiram de disputar a prefeitura de Sinop para somar com o projeto de Dorner, que tinha como principal adversário o deputado federal e prefeito por dois mandatos, Juarez Costa. Dalton virou seu vice e Rosana abriu mão da reeleição.
O que nasceu com a proposta de ser uma “gestão compartilhada”, morreu com um racha 9 meses após a posse. Dalton entregou o cargo na secretaria de Obras e os secretários que havia indicado foram exonerados por Dorner. O primeiro racha estava feito.
Desde o começo do ano, Dalton, que estava no PTB, vinha conversando com diferentes partidos, apresentando-se como um pretenso candidato a prefeito. Se aproximou inclusive do MDB, de Juarez Costa. Seu ingresso no PL é praticamente um atestado de que encontrou no partido um ambiente próspero para germinar sua candidatura. “A pretensão é ser candidato e, junto com a Rosana, que é a atual presidente do partido, nós estamos montando um grupo e vamos ser candidato a prefeito sim”, afirmou Dalton em entrevista.
Os figurões do PL marcaram presença no ato de filiação de Dalton. O presidente nacional do partido, Valdemar Costa Neto, e o senador Wellington Fagundes estavam no evento. Costa Neto, afirmou que o PL terá presença marcante nas eleições de 2024 e que o projeto começa com encontros mensais em Sinop. Na cidade, o PL tem 4 cadeiras na Câmara, incluindo o atual presidente, Paulinho Abreu. No Mato Grosso, metade da bancada federal é filiada ao PL, além do senador Fagundes. Para Valdemar, a tendência do PL em Mato Grosso é ter candidaturas próprias na maioria das cidades, embalados pela família Bolsonaro como cabo eleitoral.
Notícias dos Poderes
Bolsonaro fala por telefone em ato em Cuiabá e pode ter violado decisão do STF
04 de Agosto de 2025 as 08h04Trump assina decreto e impõe tarifa de 50% sobre produtos brasileiros a partir de 6 de agosto
Medida é classificada como emergência nacional e visa punir suposta censura no Brasil; carne e café estão entre os itens que ficarão mais caros, enquanto suco de laranja, minérios, aviões e petróleo foram poupados
30 de Julho de 2025 as 16h37Prefeito articula com deputado Elizeu Nascimento emendas para saúde e infraestrutura
30 de Julho de 2025 as 16h16Vice-prefeito Paulinho Abreu assina contrato Qualifica Turismo para fomento do setor em Sinop
30 de Julho de 2025 as 15h12'Que esse seja um aviso', diz Marco Rubio após aplicação de Lei Magnitsky contra Moraes
Dispositivo foi criado para impor sanções econômicas a indivíduos acusados pela Casa Branca de violações graves contra os direitos humanos e é apelidado de 'pena de morte financeira'.
30 de Julho de 2025 as 13h36EUA aplicam Lei Magnitsky contra Alexandre de Moraes
Informação de que a lei seria aplicada nesta quarta foi antecipada por Lourival Sant'Anna, analista de Internacional da CNN
30 de Julho de 2025 as 13h02Deputada Carla Zambelli é presa na Itália, diz Ministério da Justiça
Deputado italiano Angelo Bonelli contou em sua conta no X que ele deu o endereço de Zambelli para a política italiana. Zambelli tinha fugido do Brasil no fim de maio após ser condenada a 10 anos de prisão.
29 de Julho de 2025 as 16h21