Projeto de lei
ALMT aprova em 2ª votação projeto que altera Cadastro Estadual de Pedófilos
Política | 22 de Maio de 2025 as 07h 41min
Fonte: Redação G1-MT

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) aprovou, em segunda votação, nesta quarta-feira (21), o projeto de lei que amplia o acesso público aos cadastros de pessoas condenadas por crimes contra crianças e mulheres. A proposta, aprovada por unanimidade, teve a primeira votação realizada na terça-feira (13). Agora, o projeto seguirá para sanção do governador Mauro Mendes (União).
Conforme o projeto, o Cadastro Estadual de Pedófilos passa a ser de acesso público, contendo nomes de pessoas condenadas, com sentença transitada em julgado, por crimes contra a dignidade sexual previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente, no Código Penal Brasileiro e em legislações penais específicas, desde que praticados contra crianças e/ou adolescentes.
A proposta também estabelece que qualquer pessoa poderá acessar o cadastro, sendo os dados públicos a partir da condenação definitiva até o cumprimento integral da pena.
O texto reformulado cria o Cadastro Estadual de Condenados por Crime de Violência contra a Mulher, destinado a registrar pessoas condenadas, com sentença transitada em julgado, por qualquer crime de violência praticado contra mulheres em Mato Grosso.
A nova redação estabelece também que a Secretaria de Estado de Segurança Pública será responsável por regulamentar a criação, atualização e acesso ao cadastro.
É possível ter o nome retirado do cadastro?
Além disso, as pessoas incluídas nesse cadastro ficam proibidas de assumir cargos públicos na administração direta e indireta, autarquias e fundações do estado. Também define que para a retirada do nome do cadastro, o interessado deverá apresentar requerimento ao secretário de Estado de Segurança Pública, comprovando o cumprimento da pena.
Após a verificação pelo órgão competente, o nome será excluído no prazo máximo de 60 dias.
Jusficativa
Na justificativa do projeto, o Poder Executivo argumentou que as alterações se fazem necessárias para adequar a legislação ao entendimento do Supremo Tribunal Federal, conforme Acórdão da ADI nº 6.620, que validou os cadastros, desde que a divulgação pública se limite a condenações com trânsito em julgado.
“Nesta esteira, além da necessidade de conferir interpretação conforme a Constituição Federal, as alterações propostas visam também otimizar a implantação dos Cadastros Estaduais (Pedófilos e Condenador por Violência contra a Mulher) pelo Poder Executivo Estadual, no âmbito da Secretaria de Estado de Segurança Pública”, observa na justificativa.
O PL aprovado em primeira votação no dia 7 de maio, já passou por três sessões e poderá ser aprovado em segunda votação na sessão desta quarta-feira (14).
Notícias dos Poderes
Candidatos a presidente do PT fazem debate em Sinop
Encontro colocará em confronto os dois nomes que disputam a presidência do PT em Mato Grosso
18 de Junho de 2025 as 11h12Ex-vereadora de Sinop assume vaga na Assembleia Legislativa
Suplente Graciele Santos ocupará a cadeira do deputado estadual Lúdio Cabral
18 de Junho de 2025 as 10h40TCE/MT defende que Estado promova REFIS e pague empréstimos
Sérgio Ricardo disse ainda que solicitou a todos os municípios de Mato Grosso informações sobre consignados para evitar problemas como os ocorridos com o Governo do Estado
18 de Junho de 2025 as 07h16Proposta que aumenta número de deputados federais pode gerar impacto de R$ 845 milhões
A expectativa é que o Senado acelere a análise do PLP para cumprir o prazo estabelecido pelo STF, embora o relator da matéria ainda não tenha sido definido
17 de Junho de 2025 as 15h12PF indicia Bolsonaro, Carlos e Ramagem no esquema de 'Abin paralela'
Polícia Federal conclui inquérito sobre suposto uso de estrutura paralela na Abin para espionagem ilegal.
17 de Junho de 2025 as 09h58Mato Grosso pode abrir mais duas vagas para deputados federais em 2026
A proposta, que já foi aprovada na Câmara dos Deputados no início de maio, aumenta o número total de deputados federais de 513 para 531.
17 de Junho de 2025 as 07h57Governo assume erro, admite ressarcimento e faz oposição bater a cabeça no caso dos empréstimos consignados do Executivo
PROJETO QUE REGULAMENTA OPERAÇÕES CONSIGNADAS E APROVADA EM MENOS DE TRÊS HORAS. APURAÇÃO DE IRREGULARIDADES ANTERIORES VÃO CONTINUAR
11 de Junho de 2025 as 20h21ALMT aprova em 1ª votação projeto que limita empréstimos consignados de servidores estaduais
De acordo com dados apresentados na tribuna, cerca de 80 mil servidores estaduais possuem contratos de empréstimos consignados ativos, resultando em mais de 313 mil operações financeiras.
12 de Junho de 2025 as 07h44