Lei aprovada
Aprovado no Senado, projeto de Rosana Martinelli leva programa de videomonitoramento de MT para todo o país
“Vigia Mais” amplia integração de câmeras públicas e privadas para reforçar a segurança nacional
Política | 28 de Maio de 2025 as 10h 46min
Fonte: Assessoria

O Senado Federal aprovou o projeto de lei que institui, em âmbito nacional, o programa Vigia Mais, inspirado em uma iniciativa já em funcionamento no estado do Mato Grosso. De autoria da ex-senadora e atual suplente Rosana Martinelli (PL-MT), a proposta tem como objetivo fortalecer a segurança pública, ampliando e integrando o uso de câmeras de vigilância em espaços públicos e privados, com compartilhamento de imagens entre órgãos de segurança e entidades parceiras.
“Na verdade, é priorizando todas as pessoas que trafegam nas rodovias, porque ele cruza informações de todos os órgãos de segurança. Todos eles têm acesso a essas câmeras, o que permite à polícia agir com mais rapidez, evitando e contendo ações criminosas. A intenção é levar um modelo que já funciona em Mato Grosso para todo o Brasil, garantindo mais segurança nacional”, destacou Rosana Martinelli.
O PL 3.639/2024 foi aprovado com parecer favorável do senador Marcos Rogério (PL-RO), apresentado em plenário pelo senador Hamilton Mourão (Republicanos-RS).
O Vigia Mais é um programa baseado na integração de sistemas de videomonitoramento, reunindo câmeras instaladas tanto em espaços públicos quanto privados. Segundo a autora, as câmeras são estrategicamente posicionadas em áreas urbanas e rurais, permitindo o acompanhamento em tempo real de situações suspeitas e auxiliando na prevenção e repressão de crimes. O programa, que opera em Mato Grosso desde 2022, tem se mostrado eficaz no apoio às forças de segurança na identificação de infratores e na redução da criminalidade.
Além de ampliar a disponibilidade de câmeras, a proposta fomenta a cooperação entre os participantes e promete reduzir os custos do poder público com aquisição e manutenção de sistemas próprios de videomonitoramento, uma vez que as imagens passam a ser compartilhadas entre os parceiros do programa.
“O programa é um exemplo de como a tecnologia pode ser uma grande aliada na segurança pública, protegendo cidadãos, inibindo crimes e promovendo um ambiente mais seguro para todos”, concluiu Rosana Martinelli.
Notícias dos Poderes
Candidatos a presidente do PT fazem debate em Sinop
Encontro colocará em confronto os dois nomes que disputam a presidência do PT em Mato Grosso
18 de Junho de 2025 as 11h12Ex-vereadora de Sinop assume vaga na Assembleia Legislativa
Suplente Graciele Santos ocupará a cadeira do deputado estadual Lúdio Cabral
18 de Junho de 2025 as 10h40TCE/MT defende que Estado promova REFIS e pague empréstimos
Sérgio Ricardo disse ainda que solicitou a todos os municípios de Mato Grosso informações sobre consignados para evitar problemas como os ocorridos com o Governo do Estado
18 de Junho de 2025 as 07h16Proposta que aumenta número de deputados federais pode gerar impacto de R$ 845 milhões
A expectativa é que o Senado acelere a análise do PLP para cumprir o prazo estabelecido pelo STF, embora o relator da matéria ainda não tenha sido definido
17 de Junho de 2025 as 15h12PF indicia Bolsonaro, Carlos e Ramagem no esquema de 'Abin paralela'
Polícia Federal conclui inquérito sobre suposto uso de estrutura paralela na Abin para espionagem ilegal.
17 de Junho de 2025 as 09h58Mato Grosso pode abrir mais duas vagas para deputados federais em 2026
A proposta, que já foi aprovada na Câmara dos Deputados no início de maio, aumenta o número total de deputados federais de 513 para 531.
17 de Junho de 2025 as 07h57Governo assume erro, admite ressarcimento e faz oposição bater a cabeça no caso dos empréstimos consignados do Executivo
PROJETO QUE REGULAMENTA OPERAÇÕES CONSIGNADAS E APROVADA EM MENOS DE TRÊS HORAS. APURAÇÃO DE IRREGULARIDADES ANTERIORES VÃO CONTINUAR
11 de Junho de 2025 as 20h21ALMT aprova em 1ª votação projeto que limita empréstimos consignados de servidores estaduais
De acordo com dados apresentados na tribuna, cerca de 80 mil servidores estaduais possuem contratos de empréstimos consignados ativos, resultando em mais de 313 mil operações financeiras.
12 de Junho de 2025 as 07h44