Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Sexta Feira 29 de Agosto de 2025

Menu

Entenda o projeto

Cadastro nacional de pedófilos deve ser lançado em até dois meses após cobrança de Buzetti no CNJ

O sistema, que permitirá consulta pública de condenados por crimes contra a dignidade sexual, deve ser lançado em até 60 dias, segundo previsão da conselheira Renata Gil

Política | 29 de Agosto de 2025 as 08h 38min
Fonte: Folha do Estado

Foto: Divulgação

A senadora Margareth Buzetti (PP-MT) voltou a cobrar agilidade do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para a implantação do Cadastro Nacional de Pedófilos e Predadores Sexuais, previsto na Lei 15.035/2024 de sua autoria.

O sistema, que permitirá consulta pública de condenados por crimes contra a dignidade sexual, deve ser lançado em até 60 dias, segundo previsão da conselheira Renata Gil.

A plataforma será integrada ao Sistema Eletrônico de Execução Unificada (SEEU) e reunirá informações de pessoas com condenações definitivas por crimes sexuais. Nesse caso, o cadastro exibirá nome, CPF e detalhes do crime, tornando os dados acessíveis à população.

“Tão logo isso esteja se comunicando, nós vamos inaugurar finalmente o cadastro, que foi pensado pelo Poder Legislativo e será executado pelo Judiciário, em cooperação com o Ministério da Justiça”, afirmou Renata.

A lei estabelece ainda que, mesmo para réus condenados em primeira instância, haverá transparência parcial.

Apesar de os processos continuarem em segredo de justiça, será possível verificar nas consultas processuais se o indivíduo já foi condenado por estupro ou pedofilia, medida que busca ampliar a segurança sem expor as vítimas.

Entre os crimes que constarão no sistema estão: estupro, registro não autorizado de intimidade sexual, exploração sexual de crianças e adolescentes, favorecimento à prostituição, tráfico de pessoas para fins sexuais, além de crimes contra a liberdade sexual e vulneráveis.