Honraria
Câmara de Sinop cria medalha para “Ato Heroico”
Lei aprovada em segunda votação cria uma nova honraria para Sinop
Política | 27 de Março de 2019 as 17h 11min
Fonte: Jamerson Miléski

O sinopense que arriscar a sua vida para salvar o próximo, sem que essa função seja obrigação da sua profissão, irá ser condecorado com uma medalha pela Câmara de Sinop. A proposta está no Projeto de Resolução 002/2019, aprovado em segunda votação na sessão desta terça-feira (26).
O projeto é de autoria do vereador Adenilson Rocha (PSDB). A matéria trata da criação da Medalha do “Ato Heroico”, uma condecoração que será conferida pelos vereadores em exercício através de decreto legislativo, com a aprovação de dois terços da Câmara.
Atualmente, Sinop já conta com outras 3 honrarias atribuídas pelos vereadores à ilustres sinopenses vivos: a Comenda Colonizador Ênio Pipino, o Título de Cidadão Sinopense Benemérito e as Moções de Aplauso. Personalidades que já morreram ainda podem ser homenageadas com seus nomes batizando logradouros públicos, como ruas, avenidas, escolas, praças e postos de saúde.
A medalha do Ato Heroico, pelo projeto de lei, promete ser a mais “rara” honraria. Ela só será atribuída a quem tenha praticado um “ato heroico de salvamento da vida, com risco da própria vida, exceto quando em exercício da profissão, devendo existir provas concretas do feito para o reconhecimento”.
Na mensagem do projeto, o autor afirma que a intenção é premiar feitos de bravura praticados por pessoas do município. “É sabido por todos o quão importante é para nós vereadores a valorização de condutas exemplares em nosso Município, em especial daquelas que em fatos notórios, tenham demonstrado dedicação à causa pública, espírito de sacrifício ao próximo, altruísmo e coragem”, declarou Adenilson no texto.
A medalha será cunhada em formato circular, com 5 cm de diâmetro, estampando o brasão de Sinop circundado pelos dizeres: Ato Heroico - Poder Legislativo de Sinop.
A lei estabelece ainda que a Câmara mantenha um livro próprio que anotará as medalhas concedidas em ordem cronológica, com os nomes dos agraciados, o número do Decreto Legislativo e a data da entrega da Medalha.
O projeto de resolução estabelece ainda que as despesas para conceder tal medalha serão custeadas por um orçamento próprio, suplementadas se necessário.
O projeto vai para última votação na sessão da próxima segunda-feira, 1º de abril.
Notícias dos Poderes
Governo de MT estabelece novas regras para empréstimos consignados para servidores; veja mudanças
Entre as novas medidas de fiscalização estão penalidades mais rigorosas para descumprimento das regras, incluindo advertência, suspensão, descredenciamento e multas
21 de Agosto de 2025 as 13h30Em 1ª votação, Assembleia aprova projeto que proíbe transição de gênero em menores de 18 anos em MT
21 de Agosto de 2025 as 13h20Juarez Costa permanece como secretário-geral do MDB em Mato Grosso
20 de Agosto de 2025 as 20h04Com 48%, Mauro tem ampla vantagem; Janaina ficaria com a 2ª vaga para Senado
20 de Agosto de 2025 as 16h32ALMT vota projeto que reduz em 30% imposto sobre abate de vacas em Mato Grosso
20 de Agosto de 2025 as 15h08Câmara pauta projeto que regula redes sociais para crianças
PL nº 2628 ganha força após repercussão de vídeo do Felca
19 de Agosto de 2025 as 16h09