Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Boa tarde, Sexta Feira 31 de Outubro de 2025

Menu

Mais uma

Câmara de Sinop ganha estação de TV

Emissora fará parte da Rede Legislativa, da Câmara Federal

Política | 31 de Outubro de 2025 as 10h 11min
Fonte: Jamerson Miléski

Foto: Divulgação

Em breve, um novo canal de TV aberta poderá ser sintonizado pela população de Sinop. O sinal que estará disponível no canal 7 dos televisores será emitido pela Câmara de vereadores local. A implantação dessa emissora será feita através do acordo de cooperação 2025/263.0, firmando entre a Câmara de vereadores e a Câmara dos deputados federais, publicado no Diário Oficial da União desta quarta-feira (29). O documento prevê a implantação e operação do sistema de TV Digital em Sinop, tendo sua vigência a partir do dia 6 de outubro por tempo indeterminado.

O vereador Célio Garcia esteve em Brasília nesta quarta-feira para tratar da cooperação. Em contato com técnicos da Rede Legislativa – que opera as emissoras do Poder Legislativo Nacional – o vereador repassou informações a respeito do projeto.

Com o acordo, a Câmara de Sinop será contemplada pelo Programa Brasil Digital, que tem como objetivo ampliar a oferta do serviço de radiodifusão de sons e imagens digital terrestre e ancilares em municípios onde a Empresa Brasil de Comunicação (EBC) e a Câmara dos Deputados não disponham de estação licenciada para execução desses serviços.

Na prática a Câmara local vai ganhar uma estação de televisão montada. Todos equipamentos para filmagem, edição e transmissão, bem como a montagem, serão custeados pelo Governo Federal. Não há um valor determinado no termo de cooperação, mas a estimativa é de que sejam investidos cerca de R$ 1 milhão na montagem de toda a estrutura.

No começo a TV da Câmara de Sinop vai dispor da multiprogramação já produzida pela Rede Legislativa, que conta com 4 canais que geram conteúdos diários. Isso é para que o canal 7 não tenha “vazios” em sua programação. Além de transmitir sessões da Câmara Federal e do Senado, audiências e reuniões temáticas, a TV de Sinop também poderá produzir conteúdo local, comunicando as ações do legislativo municipal.

Criada no ano de 2012, a Rede Legislativa conta com 77 emissoras de TV e 28 de rádio, com sinal aberto e gratuito para mais de 126,4 milhões de cidadãos. A proposta desse aparato comunicacional é oportunizar aos brasileiros uma forma de acompanharem o que está sendo discutido e votado no Congresso Nacional, nas assembleias estaduais e nas câmaras municipais.

Sinop tem 6 emissoras de televisão em atividade.