Mais uma
Câmara de Sinop ganha estação de TV
Emissora fará parte da Rede Legislativa, da Câmara Federal
Política | 31 de Outubro de 2025 as 10h 11min
Fonte: Jamerson Miléski

Em breve, um novo canal de TV aberta poderá ser sintonizado pela população de Sinop. O sinal que estará disponível no canal 7 dos televisores será emitido pela Câmara de vereadores local. A implantação dessa emissora será feita através do acordo de cooperação 2025/263.0, firmando entre a Câmara de vereadores e a Câmara dos deputados federais, publicado no Diário Oficial da União desta quarta-feira (29). O documento prevê a implantação e operação do sistema de TV Digital em Sinop, tendo sua vigência a partir do dia 6 de outubro por tempo indeterminado.
O vereador Célio Garcia esteve em Brasília nesta quarta-feira para tratar da cooperação. Em contato com técnicos da Rede Legislativa – que opera as emissoras do Poder Legislativo Nacional – o vereador repassou informações a respeito do projeto.
Com o acordo, a Câmara de Sinop será contemplada pelo Programa Brasil Digital, que tem como objetivo ampliar a oferta do serviço de radiodifusão de sons e imagens digital terrestre e ancilares em municípios onde a Empresa Brasil de Comunicação (EBC) e a Câmara dos Deputados não disponham de estação licenciada para execução desses serviços.
Na prática a Câmara local vai ganhar uma estação de televisão montada. Todos equipamentos para filmagem, edição e transmissão, bem como a montagem, serão custeados pelo Governo Federal. Não há um valor determinado no termo de cooperação, mas a estimativa é de que sejam investidos cerca de R$ 1 milhão na montagem de toda a estrutura.
No começo a TV da Câmara de Sinop vai dispor da multiprogramação já produzida pela Rede Legislativa, que conta com 4 canais que geram conteúdos diários. Isso é para que o canal 7 não tenha “vazios” em sua programação. Além de transmitir sessões da Câmara Federal e do Senado, audiências e reuniões temáticas, a TV de Sinop também poderá produzir conteúdo local, comunicando as ações do legislativo municipal.
Criada no ano de 2012, a Rede Legislativa conta com 77 emissoras de TV e 28 de rádio, com sinal aberto e gratuito para mais de 126,4 milhões de cidadãos. A proposta desse aparato comunicacional é oportunizar aos brasileiros uma forma de acompanharem o que está sendo discutido e votado no Congresso Nacional, nas assembleias estaduais e nas câmaras municipais.
Sinop tem 6 emissoras de televisão em atividade.
Notícias dos Poderes
Fux é recebido na Segunda Turma com alfinetada de Gilmar em sinal de que vida nova não será fácil
11 de Novembro de 2025 as 17h32Mendes lidera pesquisa ao Senado com 33%; Janaina tem 15%
O IPCM entrevistou 1.200 eleitores em Mato Grosso; 15,92% disseram que estão indecisos
11 de Novembro de 2025 as 16h07Pesquisa: WF lidera com 27,9%; Jayme tem 21,8% e Pivetta 16,1%
Levantamento foi feito pelo IPCM e mostrou ainda que 17% dos entrevistados estão indecisos
11 de Novembro de 2025 as 11h21Faiad diz que chapa do MDB para Câmara deve perder os dois federais
Juarez Costa e Emanuelzinho devem deixar sigla na nova janela partidária, disse presidente
11 de Novembro de 2025 as 10h20Orçamento de 2026 com quase R$ 1,5 bi para Sinop é aprovado em primeira votação na Câmara
11 de Novembro de 2025 as 07h42Faiad admite saída de federais do MDB e diz que Janaina tem que resolver debandada
10 de Novembro de 2025 as 14h22Eduardo Bolsonaro ataca Mendes e aprofunda crise entre parlamentar e os políticos de direita
Apenas nesta semana, o filho do ex-presidente Jair Bolsonaro criticou o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), e o deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG)
10 de Novembro de 2025 as 13h39TJMT terá quatro novas vagas de desembargador
juízas despontam para primeira escolha
10 de Novembro de 2025 as 08h43