Eleições 2026
Câmara vota urgência de projeto que cria mais uma vaga de deputado federal para MT
Os deputados têm até o dia 30 de junho para revisar o número de parlamentares por estado na Câmara
Política | 06 de Maio de 2025 as 07h 30min
Fonte: Repórter MT

A Câmara dos Deputados vota, nesta segunda-feira (5), um requerimento de urgência para acelerar o Projeto de Lei Complementar (PLP) nº 177, de 2023, que amplia o número de deputados federais. Caso a medida seja aprovada, Mato Grosso terá mais um parlamentar em Brasília, já a partir da próxima eleição.
O projeto é uma resposta da Câmara à determinação do Supremo Tribunal Federal (STF) para que o Congresso atualize a distribuição de cadeiras com base nos dados do último Censo, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2022.
Entretanto, a decisão do STF determina que a Casa continue com 513 vagas. Ou seja, o Congresso teria de ampliar bancadas em estados que tiveram aumento de população e, na mesma medida, reduzir as cadeiras dos que perderam população.
Os deputados têm até o dia 30 de junho para revisar o número de parlamentares por estado na Câmara, com base nos dados populacionais mais atualizados.
Se a proposta não for aprovada pelo Congresso até o prazo estipulado pelo STF, caberá ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) regulamentar o tema por meio de uma resolução.
Atualmente Mato Grosso possui oito deputados que são: José Medeiros, Nelson Barbudo, Coronel Assis, Coronel Fernanda, Emanuelzinho, Gisela Simona, Rodrigo da Zaeli e Juarez Costa.
Além de Mato Grosso, outros seis Estados ganharão novos representantes, como é o caso de Santa Catarina, que terá mais quatro cadeiras na Câmara, Amazonas mais duas, Ceará, Goiás e Minas Gerais, mais um deputado, cada.
Já outros Estados perderão número de representantes na Casa, que é o exemplo do Rio de Janeiro, que perderá quatro vagas, Rio Grande do Sul, Piauí, Paraíba e Bahia perdem dois deputados, cada. Já Pernambuco e Alagoas perdem uma vaga, cada um.
Notícias dos Poderes
Trump assina decreto e impõe tarifa de 50% sobre produtos brasileiros a partir de 6 de agosto
Medida é classificada como emergência nacional e visa punir suposta censura no Brasil; carne e café estão entre os itens que ficarão mais caros, enquanto suco de laranja, minérios, aviões e petróleo foram poupados
30 de Julho de 2025 as 16h37Prefeito articula com deputado Elizeu Nascimento emendas para saúde e infraestrutura
30 de Julho de 2025 as 16h16Vice-prefeito Paulinho Abreu assina contrato Qualifica Turismo para fomento do setor em Sinop
30 de Julho de 2025 as 15h12'Que esse seja um aviso', diz Marco Rubio após aplicação de Lei Magnitsky contra Moraes
Dispositivo foi criado para impor sanções econômicas a indivíduos acusados pela Casa Branca de violações graves contra os direitos humanos e é apelidado de 'pena de morte financeira'.
30 de Julho de 2025 as 13h36EUA aplicam Lei Magnitsky contra Alexandre de Moraes
Informação de que a lei seria aplicada nesta quarta foi antecipada por Lourival Sant'Anna, analista de Internacional da CNN
30 de Julho de 2025 as 13h02Deputada Carla Zambelli é presa na Itália, diz Ministério da Justiça
Deputado italiano Angelo Bonelli contou em sua conta no X que ele deu o endereço de Zambelli para a política italiana. Zambelli tinha fugido do Brasil no fim de maio após ser condenada a 10 anos de prisão.
29 de Julho de 2025 as 16h21Janaina foca no Senado, mas não descarta governo em 2026 e busca apoios
29 de Julho de 2025 as 07h45Senado tem 26 pedidos de impeachment a ministros do STF
Atual legislatura está sob pressão do bolsonarismo para dar andamento ao processo de cassação. Moraes é principal alvo dos pedidos
28 de Julho de 2025 as 07h00