Posse
Cinco novatos são empossados como Deputados Federais nesta quarta
Bancada ainda tem 3 reeleitos
Política | 01 de Fevereiro de 2023 as 12h 34min
Fonte: Kamila Arruda

Os deputados federais de Mato Grosso, eleitos no pleito do ano passado tomam posse na manhã desta quarta-feira (1º), durante cerimônia realizada no plenário da Câmara Federal, em Brasília. Dos oito parlamentares da bancada, cinco são novatos.
São eles: Abílio Junior (PL), Amália Barros (PL), Coronel Fernanda (PL), Coronel Assis (União) e Fábio Garcia (União), que apesar de já ter exercido o mandato de deputado federal, é considerado “novato” este ano, pois estava fora da Câmara Federal na última legislatura.
Garcia exerceu pela primeira vez o mandato de deputado federal entre os anos de 2015 a 2019. Em 2018, ele preferiu não disputar a reeleição e compôs como primeiro suplente do senador Jayme Campos (União).
O seu companheiro de partido, por sua vez, nunca exerceu nenhum cargo mandatário. Até em abril do ano passado, Assis respondia pelo Comando Geral da Polícia Militar de Mato Grosso. Ele deixou o cargo, justamente para disputar a eleição rumo à Câmara Federal.
O Partido Liberal (PL) ficou com a maior bancada dentre os eleitos, elegendo quatro deputados federais, destes apenas um reeleito: José Medeiros (PL). Colado no ex-presidente Jair Bolsonaro, ele conseguiu garantir mais 4 anos de mandato com apoio massivo dos bolsonaristas raiz.
Já entre os novatos único que tem bagagem legislativa é Abílio Junior, que exerceu um mandato de vereador por Cuiabá, entre os anos de 2016 a 2020. Ele só não foi à reeleição porque encarou a eleição majoritária a prefeito do Cuiabá.
O novato chegou a levar o pleito para o segundo turno, mas acabou sendo derrotado pelo prefeito Emanuel Pinheiro (MDB), que foi reeleito.
Coronel Fernanda (PL), por sua vez, é ex-policial miliar e ganhou notoriedade na eleição suplementar ao Senado, realizada em Mato Grosso em 2020. Isso porque, era considerada a candidata do então presidente Jair Bolsonaro (PL).
Já Amália Barros (PL) ficou conhecida no Estado por sua trajetória de luta e defesa em prol das pessoas deficiência visual e monoculares. Ela disputou a eleição do ano passado por incentivo da ex-primeira-dama do país, Michelle Bolsonaro.
Além deles, ainda compõe a bancada de federais de Mato Grosso, os deputados reeleitos José Medeiros (PL), Juarez Costa (MDB) e Emanuelzinho Pinheiro (MDB).
Notícias dos Poderes
Bolsonaro fala por telefone em ato em Cuiabá e pode ter violado decisão do STF
04 de Agosto de 2025 as 08h04Trump assina decreto e impõe tarifa de 50% sobre produtos brasileiros a partir de 6 de agosto
Medida é classificada como emergência nacional e visa punir suposta censura no Brasil; carne e café estão entre os itens que ficarão mais caros, enquanto suco de laranja, minérios, aviões e petróleo foram poupados
30 de Julho de 2025 as 16h37Prefeito articula com deputado Elizeu Nascimento emendas para saúde e infraestrutura
30 de Julho de 2025 as 16h16Vice-prefeito Paulinho Abreu assina contrato Qualifica Turismo para fomento do setor em Sinop
30 de Julho de 2025 as 15h12'Que esse seja um aviso', diz Marco Rubio após aplicação de Lei Magnitsky contra Moraes
Dispositivo foi criado para impor sanções econômicas a indivíduos acusados pela Casa Branca de violações graves contra os direitos humanos e é apelidado de 'pena de morte financeira'.
30 de Julho de 2025 as 13h36EUA aplicam Lei Magnitsky contra Alexandre de Moraes
Informação de que a lei seria aplicada nesta quarta foi antecipada por Lourival Sant'Anna, analista de Internacional da CNN
30 de Julho de 2025 as 13h02Deputada Carla Zambelli é presa na Itália, diz Ministério da Justiça
Deputado italiano Angelo Bonelli contou em sua conta no X que ele deu o endereço de Zambelli para a política italiana. Zambelli tinha fugido do Brasil no fim de maio após ser condenada a 10 anos de prisão.
29 de Julho de 2025 as 16h21