Mal na fita
Delação de Silval será anexada a ação sobre vídeos do “mensalinho”
Documento homologado pelo STF fará parte de ação que apura pagamentos na gestão de Silval
Política | 08 de Agosto de 2019 as 10h 11min
Fonte: CARLOS MARTINS - FOLHAMAX

O juiz Bruno D'Oliveira Marques concedeu um prazo de 15 dias para que o ex-governador Silval Barbosa aporte aos autos o acordo de delação premiada e sua respectiva homologação, no caso do pagamento de “mensalinho” na Assembleia Legislativa. A delação na qual Silval cita o nome de deputados, entre estaduais e federais, que foram filmados recebendo dinheiro do então chefe de gabinete de Silval, Sílvio Correa, foi homologada em agosto de 2017 no Supremo Tribunal Federal (STF).
Segundo o juiz, o sigilo do acordo foi levantado, “razão pela qual o beneficiado pode acostá-lo aos autos independentemente de intervenção deste Juízo”. O processo envolve acusações de improbidade administrativa.
De todos os denunciados, até agora não houve a citação do ex-deputado federal Ezequiel Fonseca (PP). Na época do vídeo, Fonseca era deputado estadual e aparece colocando dinheiro numa caixa de papelão ao lado do também ex-deputado José Domingos Fraga (PSD). Eleito para a Câmara Federal em 2014, Fonseca disputou as últimas eleições em 2018 e não conseguiu se reeleger.
O caso que envolveu o pagamento de propina a parlamentares tornou-se conhecido como o “mensalinho” da Assembleia. Segundo consta na delação, em troca de governabilidade, 24 deputados, entre titulares e suplentes teriam recebido propino. Foi pago a cada um dos envolvidos R$ 600 mil, dinheiro proveniente do programa de asfaltamento MT Integrado.
O MPE realizou denúncias individuais sobre o caso envolvendo cada deputado gravado pelo ex-governador. Todavia, o próprio Silval Barbosa, o ex-secretário da Casa Civil, Pedro Nadaf, o ex-chefe de gabinete, Sílvio César Correa, o ex-secretário-adjunto de Infraestrutura, Valdísio Viriato e o ex-secretário da Copa do Mundo, Maurício Guimarães, figuram como réus em todas elas.
Notícias dos Poderes
Juarez Costa permanece como secretário-geral do MDB em Mato Grosso
20 de Agosto de 2025 as 20h04Com 48%, Mauro tem ampla vantagem; Janaina ficaria com a 2ª vaga para Senado
20 de Agosto de 2025 as 16h32ALMT vota projeto que reduz em 30% imposto sobre abate de vacas em Mato Grosso
20 de Agosto de 2025 as 15h08Câmara pauta projeto que regula redes sociais para crianças
PL nº 2628 ganha força após repercussão de vídeo do Felca
19 de Agosto de 2025 as 16h09Câmara de Sinop aprova 14 projetos que incluem Centro de Cuidados ao Idoso e incentivos educacionais
19 de Agosto de 2025 as 09h22Emenda de R$ 40 mi para entidade em Brasília gera embate entre Buzetti e Coronel Fernanda
14 de Agosto de 2025 as 14h58Julgamento no TRE-MT aponta maioria por absolvição de Chico Gamba e Robson Quintino
Relator aponta ausência de prova de ilicitude e destaca que adversário teve maior engajamento nas redes
13 de Agosto de 2025 as 17h06