Homenagem polêmica
Deputado quer anular título dado a Lula; petista defende ex-presidente
MBL questiona a concessão do título de Cidadão Mato-Grossense a Lula
Política | 19 de Abril de 2017 as 10h 23min
Fonte: Jacques Gosch - RD News

O deputado estadual Adalto de Freitas, o Daltinho (Solidariedade), requereu à Mesa Diretora da Assembleia a anulação da votação que aprovou a concessão do título de Cidadão Mato-Grossense ao ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O pedido feito com base no Regimento Interno e ainda será analisado pelo presidente do Legislativo Eduardo Botelho (PSB).
A concessão do Titulo de Cidadão Mato-Grossense, proposto pelo deputado estadual Valdir Barranco (PT), foi aprovada por unanimidade pelos parlamentares presentes da sessão do último dia 12. Sob a relatoria de Janaina Riva (PMDB), a matéria foi apreciada em primeira votação e precisa passar pelas comissões permanentes para retornar ao plenário.
Ao apresentar o pedido de anulação, Daltinho não citou os motivos. Entretanto, a concessão do título de Cidadão Mato-Grossense a Lula foi questionado pelo Movimento Brasil Livre (MBL).
Os integrantes do MBL alegam que Lula não tem compromisso com Mato Grosso. Além disso, alegam que o petista é apontado como chefe do maior esquema de corrupção da história.
Lula é acusado de ser comandante máximo e principal beneficiário do esquema de corrupção instalado na Petrobras, cujos desvios somam bilhões de reais. Ele é alvo de cinco ações penais, três estão no âmbito da Lava Jato, uma na operação Zelotes e uma na operação Janus. Três processos correm no Distrito Federal e dois em Curitiba. Paralelamente, o ex-presidente também é investigado pela Polícia Federal.
Como Barranco não estava presente na sessão, o deputado estadual Allan Kardec (PT) saiu em defesa de Lula. “Vamos usar o bom senso. Existem várias denúncias contra Lula, mas a Casa também está cheia delas”, declarou sem citar que Daltinho está na lista de 33 deputados e ex-deputados estaduais apontados por José Riva, em depoimento à Justiça, como beneficiários do esquema de corrupção denominado “mensalinho”.
Botelho já afirmou que não pretende intervir no caso. Alega que caberia intervenção somente em caso “gritante” como a concessão da honraria a um traficante.
Notícias dos Poderes
Cadastro nacional de pedófilos deve ser lançado em até dois meses após cobrança de Buzetti no CNJ
O sistema, que permitirá consulta pública de condenados por crimes contra a dignidade sexual, deve ser lançado em até 60 dias, segundo previsão da conselheira Renata Gil
29 de Agosto de 2025 as 08h38Governo de MT e deputada Edna fecham acordo para criar comissão especial do feminicídio na AL
28 de Agosto de 2025 as 08h00Assembleia aprova proposta do Governo para redução de 30% sobre o 'Fethab da vaca'
Conforme projeto, a redução no percentual só vale para abates em frigoríficos instalados no Estado
27 de Agosto de 2025 as 15h46Vereador chama prefeita de 'cachorra viciada' durante sessão em MT
Prefeita vai registrar um boletim de ocorrência contra parlamentar
27 de Agosto de 2025 as 07h36Câmara implanta comissão de ética para apurar quebra de decoro
Falas de Élbio gravadas por Marcos Vinícius motivaram o procedimento
26 de Agosto de 2025 as 10h23