Salários defesados
Deputados apresentam proposta para mudar regra de pagamento da RGA em Mato Grosso
Política | 25 de Agosto de 2025 as 07h 24min
Fonte: Unica News

O deputado estadual Eduardo Botelho (União) protocolou na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) um substitutivo integral à Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que trata da Revisão Geral Anual (RGA) dos servidores públicos. O texto, que altera a proposta original de autoria da deputada Janaina Riva (MDB), visa dar mais clareza e transparência às regras de concessão do reajuste salarial anual.
A nova proposta estabelece que a RGA, referente ao período de janeiro a dezembro do ano anterior, será concedida com base em critérios objetivos. Entre os requisitos estão a comprovação de perdas salariais, tendo o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (IPCA) como parâmetro mínimo, e o incremento da receita corrente líquida do estado, respeitando os limites impostos pela Lei de Responsabilidade Fiscal Estadual.
“No texto há especificações que dão mais clareza, transparência e equidade para os servidores públicos”, afirmou Botelho.
A proposta de Botelho visa regularizar a situação da data-base e definir de forma clara o percentual de recomposição salarial. A justificativa do projeto reforça que o direito à RGA é garantido pela Constituição Federal de 1988 a todos os servidores, tanto civis quanto militares.
Para que a PEC possa tramitar no Parlamento, o texto precisou de assinaturas de oito deputados estaduais. Além de Botelho, assinaram o documento os parlamentares Max Russi (PSB), Faissal (Cidadania), Fábio Tardin (PSB), Júlio Campos (União), Chico Guarnieri (PRB), Dr. João (MDB) e Carlos Avalone (PSDB).
A medida surge em meio a um intenso debate sobre a defasagem salarial dos servidores. Em uma reunião recente, uma comissão técnica da Assembleia apresentou dados do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), que apontam uma defasagem acumulada de 18,87% pelo INPC e de 19,52% pelo IPCA. Na ocasião, sindicatos defenderam a recomposição imediata dos salários.
Notícias dos Poderes
Pesquisa IDOC aponta Emanuelzinho como um dos líderes e consolida seu caminho para o terceiro mandato
24 de Outubro de 2025 as 14h34'Extrema-direita é o maior cabo eleitoral de Lula', dispara deputado
23 de Outubro de 2025 as 15h56TJ marca sessão para definir lista tríplice para o Quinto da OAB-MT
23 de Outubro de 2025 as 10h58Lula confirma que irá disputar quarto mandato presidencial em 2026
Em entrevistas recentes, Lula havia indicado que gostaria de disputar as eleições do próximo ano, porém levantou dúvidas por conta da saúde.
23 de Outubro de 2025 as 12h15Moraes proíbe visita de presidente do PL a Bolsonaro
Ministro vetou a visita após a decisão na qual a Primeira Turma da Corte decidiu reabrir a investigação da trama golpista contra o político
22 de Outubro de 2025 as 23h17