Vingança bolsonarista
Derrotado, prefeito afasta procurador e associação denuncia assédio em MT
Motivação seria porque o servidor apoiou outro candidato
Política | 15 de Outubro de 2024 as 09h 29min
Fonte: Leonardo Heitor - Redação FolhaMax

A Associação dos Procuradores Municipais do Estado de Mato Grosso (APM-MT) denunciou o prefeito de Tapurah, Carlos Alberto Capeletti (UB), por conta de um suposto assédio eleitoral contra um servidor do Município. O profissional foi afastado do cargo pelo atual gestor, que tentou a reeleição e foi derrotado, após o procurador ter declarado apoio a candidatura do adversário que sagrou-se vitorioso nas eleições.
Na denúncia, a associação aponta que o procurador jurídico de Tapurah, Brenno Ferreira da Silva, foi afastado do cargo por motivações políticas e assédio eleitoral. A medida teria sido tomada após o servidor ter apoiado o então candidato a prefeito Álvaro Galvan (PL), que venceu as eleições no último dia 6.
Por conta disso, o procurador foi afastado pelo atual prefeito Carlos Capeletti que tentava a reeleição, mas acabou derrotado. O atual gestor concedeu férias compulsórias ao servidor, o que de acordo com a associação, afronta aos direitos fundamentais de liberdade de expressão, pluralismo político, sufrágio universal e convicção política.
“Entendemos que o atual gestor municipal cometeu o crime de assédio eleitoral ao afastar o procurador municipal de suas funções em retaliação a suas opiniões políticas, não o fazendo com inúmeros outros servidores que estão com várias férias vencidas. Ademais, o afastamento do Procurador Jurídico o impedirá de participar da comissão de transmissão de mandato, contrariando a Resolução Normativa do TCE-MT que enumera os membros quem devem compor as comissões”, diz trecho do documento.
De acordo com a entidade, a atitude do prefeito só demonstra a intenção deliberada de afastar o procurador jurídico de suas funções em um momento de suma importância para a democracia, com a transmissão de mandato que deve se pautar nos princípios da continuidade administrativa, da boa fé e executoriedade dos atos administrativos, da transparência na gestão pública, da probidade administrativa e da supremacia do interesse público.
Notícias dos Poderes
Bolsonaro fala por telefone em ato em Cuiabá e pode ter violado decisão do STF
04 de Agosto de 2025 as 08h04Trump assina decreto e impõe tarifa de 50% sobre produtos brasileiros a partir de 6 de agosto
Medida é classificada como emergência nacional e visa punir suposta censura no Brasil; carne e café estão entre os itens que ficarão mais caros, enquanto suco de laranja, minérios, aviões e petróleo foram poupados
30 de Julho de 2025 as 16h37Prefeito articula com deputado Elizeu Nascimento emendas para saúde e infraestrutura
30 de Julho de 2025 as 16h16Vice-prefeito Paulinho Abreu assina contrato Qualifica Turismo para fomento do setor em Sinop
30 de Julho de 2025 as 15h12'Que esse seja um aviso', diz Marco Rubio após aplicação de Lei Magnitsky contra Moraes
Dispositivo foi criado para impor sanções econômicas a indivíduos acusados pela Casa Branca de violações graves contra os direitos humanos e é apelidado de 'pena de morte financeira'.
30 de Julho de 2025 as 13h36EUA aplicam Lei Magnitsky contra Alexandre de Moraes
Informação de que a lei seria aplicada nesta quarta foi antecipada por Lourival Sant'Anna, analista de Internacional da CNN
30 de Julho de 2025 as 13h02Deputada Carla Zambelli é presa na Itália, diz Ministério da Justiça
Deputado italiano Angelo Bonelli contou em sua conta no X que ele deu o endereço de Zambelli para a política italiana. Zambelli tinha fugido do Brasil no fim de maio após ser condenada a 10 anos de prisão.
29 de Julho de 2025 as 16h21