Quinto consitucional
Duas mulheres são mais votadas no MPE; lista segue para análise do TJ de MT
Eunice e Lindinalva conquistaram 10 votos cada
Política | 23 de Outubro de 2023 as 18h 36min
Fonte: Folha Max

O Ministério Público de Mato Grosso (MP-MT) definiu a ordem dos quatro nomes que disputarão a vaga de desembargador do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) reservada ao representante do órgão ministerial relativa ao Quinto Constitucional. As mais votadas na eleição interna realizada pela instituição foram a procuradora de Justiça, Eunice Helena Rodrigues de Barros, e a promotora de Justiça, Lindinalva Correia Rodrigues.
As duas receberam 10 votos, cada, em uma eleição interna que contou ainda com a participação dos promotores de Justiça Wesley Sanchez Lacerda, que teve 9 votos, e Marcos Regenold Fernandes, com 6 votos. A votação dos candidatos não tem nenhuma influência nos próximos passos da escolha.
Último membro indicado pelo MPE ao Tribunal de Justiça em 2011, o desembargador Marcos Machado foi o quinto mais votado entre os colegas do MPE. Em seguida, ele entrou na lista tríplice do Tribunal de Justiça e acabou sendo nomeado pelo governador.
Com a conclusão do período de votação, encaminhada a lista dos candidatos, por ordem de votação, ao Tribunal de Justiça. O TJMT, por sua vez, escolherá três nomes que serão encaminhados ao governador do Estado, a quem caberá escolher o mais novo representante do MP-MT no Poder Judiciário de Mato Grosso.
A ordem de votação, no entanto, não terá nenhuma influência na elaboração da lista tríplice, pela Corte. O MP-MT terá direito a uma cadeira de desembargador entre as nove vagas abertas pelo TJMT, no chamado Quinto Constitucional. Podiam concorrer, os membros que tivessem mais de 35 anos de idade e, pelo menos, 10 anos de carreira no órgão ministerial.
O preenchimento das três novas vagas faz parte de um plano de reestruturação para reduzir a lentidão na análise de processos no TJMT e está prevista em uma lei que já foi aprovada e sancionada, que criou mais nove cadeiras para desembargador, na Corte. Para isso, o Tribunal de Justiça já passou por reformas, para receber os novos magistrados em seus gabinetes, ampliando sua capacidade.
Notícias dos Poderes
Bolsonaro fala por telefone em ato em Cuiabá e pode ter violado decisão do STF
04 de Agosto de 2025 as 08h04Trump assina decreto e impõe tarifa de 50% sobre produtos brasileiros a partir de 6 de agosto
Medida é classificada como emergência nacional e visa punir suposta censura no Brasil; carne e café estão entre os itens que ficarão mais caros, enquanto suco de laranja, minérios, aviões e petróleo foram poupados
30 de Julho de 2025 as 16h37Prefeito articula com deputado Elizeu Nascimento emendas para saúde e infraestrutura
30 de Julho de 2025 as 16h16Vice-prefeito Paulinho Abreu assina contrato Qualifica Turismo para fomento do setor em Sinop
30 de Julho de 2025 as 15h12'Que esse seja um aviso', diz Marco Rubio após aplicação de Lei Magnitsky contra Moraes
Dispositivo foi criado para impor sanções econômicas a indivíduos acusados pela Casa Branca de violações graves contra os direitos humanos e é apelidado de 'pena de morte financeira'.
30 de Julho de 2025 as 13h36EUA aplicam Lei Magnitsky contra Alexandre de Moraes
Informação de que a lei seria aplicada nesta quarta foi antecipada por Lourival Sant'Anna, analista de Internacional da CNN
30 de Julho de 2025 as 13h02Deputada Carla Zambelli é presa na Itália, diz Ministério da Justiça
Deputado italiano Angelo Bonelli contou em sua conta no X que ele deu o endereço de Zambelli para a política italiana. Zambelli tinha fugido do Brasil no fim de maio após ser condenada a 10 anos de prisão.
29 de Julho de 2025 as 16h21