Eleição suplementar
Eleição ao Senado em MT volta a “estaca zero”
Nenhum registro de candidatura havia sido emitido
Política | 18 de Março de 2020 as 14h 30min
Fonte: Redação

Em uma coletiva virtual, o presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso, desembargador Gilberto Giraldelli, disse, nessa quarta-feira (18), que a eleição suplementar que seria realizada no dia 26 de abril volta à estaca zero. “Não existem candidatos, são todos pré-candidatos, já que nenhum dos que se lançaram obtiveram o registro”, destacou.
De acordo com o presidente da corte eleitoral, estão previstas três novas datas para que a eleição suplementar seja realizada. Uma seria em maio, outra em junho ou, em outubro, junto com as eleições municipais.
Giraldelli afirmou ainda que todos os prazos devem ser redefinidos assim que a presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Rosa Weber, anunciar a nova data para a eleição para o cargo de senador em Mato Grosso.
Ainda segundo ele, dependendo do novo calendário eleitoral, as coligações também poderão ser revistas. Inclusive, caso a eleição complementar seja realizada junto com as eleições municipais, os pré-candidatos podem desistir da vaga ao Senado para se candidatar às prefeituras.
Todos os servidores que pediram afastamento dos cargos em razão da eleição suplementar devem retornar às atividades. Somente com o estabelecimento do novo calendário é que precisarão, novamente, se afastar.
Giraldelli explicou que sendo estabelecido novo calendário eleitoral, é possível que os prazos para cadastramento biométrico e transferência de títulos, que já haviam se encerrados, sejam revistos.
A situação da vaga no Senado está sob judice e a decisão será do STF. Não há confirmação de que o terceiro colocado Carlos Fávaro assuma a vaga até a realização de eleição.
Notícias dos Poderes
Câmara de Sinop aprova 14 projetos que incluem Centro de Cuidados ao Idoso e incentivos educacionais
19 de Agosto de 2025 as 09h22Emenda de R$ 40 mi para entidade em Brasília gera embate entre Buzetti e Coronel Fernanda
14 de Agosto de 2025 as 14h58Julgamento no TRE-MT aponta maioria por absolvição de Chico Gamba e Robson Quintino
Relator aponta ausência de prova de ilicitude e destaca que adversário teve maior engajamento nas redes
13 de Agosto de 2025 as 17h06Câmara aprova projeto do Castramóvel e de políticas públicas voltadas para a saúde de Sinop
12 de Agosto de 2025 as 07h46Mendes lidera pesquisa ao Senado com 37,8%; Janaina tem 18,8%
O pleito eleitoral do ano que vem elegerá dois senadores; Pedro Taques tem a maior rejeição
12 de Agosto de 2025 as 07h50Trump oferece 50 milhões de dólares para quem prender Nicolás Maduro
09 de Agosto de 2025 as 08h30Lula diz que vai convidar Trump para a COP30, em Belém
Presidente quer saber o que norte-americano pensa da questão climática
06 de Agosto de 2025 as 07h00