Mineração
Emanuelzinho emplaca nomeação de diretor da ANM em Mato Grosso
A articulação de Emanuelzinho contou com apoio do ministro da Agricultura e Pecuária Carlos Fávaro
Política | 28 de Abril de 2025 as 14h 41min
Fonte: RD news

deputado federal Emanuelzinho (MDB), vice-líder do Governo Lula (PT) na Câmara dos Deputados, conseguiu emplacar João Gustavo Ricci Volpatto como gerente regional da Agência Nacional de Mineração (ANM) em Mato Grosso. A nomeação já foi publicada no Diário Oficial da União (DOE).
A indicação foi feita a Alexandre Padilha (PT-SP), ex-ministro das Relações Institucionais e atual ministro da Saúde ainda em 2023 e reiterada em 2024. A articulação de Emanuelzinho contou com apoio do ministro da Agricultura e Pecuária Carlos Fávaro (PSD).
João Gustavo Ricci Volpatto, que substitui Levi Sales Filho, integrou a equipe do ex-prefeito de Cuiabá Emanuel Pinheiro (MDB), pai de Emanuelzinho. Na gestão, foi adjunto de Habitação, secretário municipal de Habitação e Regularização Fundiária e adjunto de Gestão de Saúde.

A função da ANM é regular, outorgar e fiscalizar o setor mineral no Brasil, abrangendo atividades como pesquisa mineral, lavra de substâncias, garimpos, extração de materiais para construção civil, fósseis, água mineral e exploração de diamantes. Na prática, é responsável pela gestão e fiscalização das atividades de mineração no país, com objetivo de garantir a segurança, o desenvolvimento sustentável e o uso racional dos recursos minerais.
Notícias dos Poderes
Bancadas estadual e federal do MDB isolam Janaina Riva
28 de Outubro de 2025 as 09h34Durante entrega de equipamentos, Jayme Campos sinaliza por um novo projeto eleitoral para o Governo do Estado
SENADOR REÚNE PREFEITOS E WELLINGTON FAGUNDES E APONTA QUE TRABALHA POR UMA NOVA CANDIDATURA E VAI PROCURAR NOVOS APOIOS
27 de Outubro de 2025 as 19h06Adesão de Max no Podemos faz partido sonhar com seis cadeiras na Assembleia Legislativa
27 de Outubro de 2025 as 09h47Juarez Costa vai aguardar janela partidária para decidir se seguirá no MDB
27 de Outubro de 2025 as 07h39Pesquisa IDOC aponta Emanuelzinho como um dos líderes e consolida seu caminho para o terceiro mandato
24 de Outubro de 2025 as 14h34'Extrema-direita é o maior cabo eleitoral de Lula', dispara deputado
23 de Outubro de 2025 as 15h56TJ marca sessão para definir lista tríplice para o Quinto da OAB-MT
23 de Outubro de 2025 as 10h58Lula confirma que irá disputar quarto mandato presidencial em 2026
Em entrevistas recentes, Lula havia indicado que gostaria de disputar as eleições do próximo ano, porém levantou dúvidas por conta da saúde.
23 de Outubro de 2025 as 12h15