Sinop
Entidades pedem duas secretarias na próxima gestão
Unesin entregou carta aberta aos candidatos a prefeito de Sinop
Política | 20 de Agosto de 2024 as 14h 23min
Fonte: Jamerson Miléski

Antes mesmo de serem eleitos, os candidatos à prefeito de Sinop já tem uma lista com 83 tópicos, indicando o que devem fazer e do que precisam correr atrás em suas gestões. O pacote de demandas para o futuro administrador municipal foi elaborado pela Unesin (União das Entidades de Sinop), que agrupa 29 representações da sociedade civil organizada atuantes no município.
Nesta segunda-feira (19), a Unesin entregou sua Carta Aberta para o prefeito e candidato à reeleição Roberto Dorner (PL) e seu candidato a vice, Paulinho Abreu (PL), bem como para a candidata a prefeita Mirtes Grotta (NOVO) e seu vice, Adenilson Rocha (PSDB). Com o documento, as entidades clamam para que o próximo gestor de Sinop, seja quem for que vença, honre com os princípios da legalidade, moralidade, impessoalidade, publicidade e eficiência – como define nossa Constituição Federal.
A Unesin explica que a carta foi elaborada tendo como base 7 pilares: Gestão Eficiente, Saúde Pública Transparente, Educação e Proteção Integral às Crianças, Desenvolvimento Econômico, Planejamento Urbano, Segurança Pública e Diálogo com a Sociedade Civil. A partir desses 7 eixos desdobrasse 83 tópicos, alguns recomendatórios outros em tom de cobrança ao próximo chefe do executivo municipal.
A lista é ampla e de forma geral, compõe uma cartilha dos temas que um prefeito de Sinop deve observar. A carta antecipa a preocupação com obras que estão em andamento, como o Centro de Especialidades Médicas e o Hospital Municipal, descrevendo que tipos de serviços essas estruturas devem oferecer quando prontas. O documento também pede a permanência ou a retomada de programas já implantados na cidade. Há uma preocupação destacada da manutenção da ordem urbana, da atividade econômica e da aplicação de políticas públicas de amparo social, especialmente para os mais jovens.
Mas também há a demarcação do espaço político que a Unesin pretende ocupar. A carta pede para que as entidades indiquem os titulares a frente da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e da Secretaria Municipal de Meio Ambiente – estruturas da municipalidade que a classe empresarial tem mais contato e dependência. Na atual gestão de Roberto Dorner, a Unesin indicou o secretário de Desenvolvimento Urbano, seu ex-presidente Klayton Gonçalves.
A Unesin também pede a criação de outras duas secretarias, de Agricultura e de Turismo, justificando que os setores carecem de mais atenção. Reestabelecer a Secretaria de Cultura, que Sinop já teve e que agora poderia estar alinhada ao Ministério da Cultura, não foi algo ventilado no documento.
De intervenção direta nas estruturas de Governo, a união das entidades solicitou ainda a criação de um Gabinete de Gestão dedicado a fiscalizar, permanentemente, o comércio irregular. Em contraponto, pede a classificação como atividades de “baixo risco”, para escritórios de advocacia e contabilidade, afim de gerar a dispensa de atos públicos para o funcionamento.
O documento também cumpre um papel de antecipação ao citar a necessidade da revisão do contrato de concessão do transporte coletivo, que expira em 2025. Outro ponto alto é a cobrança para a implantação de um sistema de coleta seletivo de lixo, bem com a implantação da “Zeladoria” municipal, uma estrutura com a finalidade de dar manutenção às repartições públicas.
Surgida em 2014, durante a implantação do novo Código Tributário Municipal, a Unesin foi formalizada em 2019, sendo um comitê permanente de discussões dos assuntos relativos à cidade de Sinop a partir da representação de 29 entidades de classe da sociedade civil organizada.
Notícias dos Poderes
Bolsonaro fala por telefone em ato em Cuiabá e pode ter violado decisão do STF
04 de Agosto de 2025 as 08h04Trump assina decreto e impõe tarifa de 50% sobre produtos brasileiros a partir de 6 de agosto
Medida é classificada como emergência nacional e visa punir suposta censura no Brasil; carne e café estão entre os itens que ficarão mais caros, enquanto suco de laranja, minérios, aviões e petróleo foram poupados
30 de Julho de 2025 as 16h37Prefeito articula com deputado Elizeu Nascimento emendas para saúde e infraestrutura
30 de Julho de 2025 as 16h16Vice-prefeito Paulinho Abreu assina contrato Qualifica Turismo para fomento do setor em Sinop
30 de Julho de 2025 as 15h12'Que esse seja um aviso', diz Marco Rubio após aplicação de Lei Magnitsky contra Moraes
Dispositivo foi criado para impor sanções econômicas a indivíduos acusados pela Casa Branca de violações graves contra os direitos humanos e é apelidado de 'pena de morte financeira'.
30 de Julho de 2025 as 13h36EUA aplicam Lei Magnitsky contra Alexandre de Moraes
Informação de que a lei seria aplicada nesta quarta foi antecipada por Lourival Sant'Anna, analista de Internacional da CNN
30 de Julho de 2025 as 13h02Deputada Carla Zambelli é presa na Itália, diz Ministério da Justiça
Deputado italiano Angelo Bonelli contou em sua conta no X que ele deu o endereço de Zambelli para a política italiana. Zambelli tinha fugido do Brasil no fim de maio após ser condenada a 10 anos de prisão.
29 de Julho de 2025 as 16h21