Eleições 2022
Fagundes ‘puxa’ ex-prefeita de Sinop para sua chapa
Rosana Martinelli será a segunda suplente no projeto de reeleição
Política | 23 de Agosto de 2022 as 13h 45min
Fonte: Jamerson Miléski

Com 3 candidatos de Sinop na disputa pelo Senado Federal, Wellington Fagundes (PL), tratou de colocar um pedacinho da capital do Nortão na sua chapa que busca a reeleição. Nesta terça-feira (23), o senador anunciou que a segunda suplência em sua chapa será ocupada pela ex-prefeita de Sinop, Rosana Martinelli (PL). “Rosana não vai representar na chapa somente o Nortão, mas ela traz também a representatividade feminina, como alguém que fez muito sucesso à frente de uma das principais cidades de Mato Grosso”, discursou Fagundes, mirando duas fatias do eleitorado.
O movimento é idêntico ao da sua última eleição ao Senado, no ano de 2014. Na época Fagundes tentou compor a primeira suplência com José Carlos Ramalho, que era do PR – partido que depois viria se tornar o PL. Problemas na documentação barraram o registro de Ramalho. No seu lugar entrou o médico Jorge Yanai, então no MDB, que passou os últimos 8 anos no posto de primeiro suplente sem assumir a vaga. Agora Yanai é adversário de Fagundes, concorrendo ao Senado pelo DC (Democracia Cristã).
Na chapa desse ano, o primeiro suplente de Fagundes é Mauro Carvalho (UB), ex-secretário da Casa Civil e integrante do grupo político do governador, candidato a reeleição, Mauro Mendes (UB). Inicialmente o senador havia anunciado na segunda suplência o agricultor Joaquim Diogenes Jacobsen (PSB), que desistiu da vaga. O prazo para substituição, de acordo com o Calendário Eleitoral, encerra em 12 de setembro.
Rosana foi prefeita de Sinop entre 2017 e 2020 e vice-prefeita no mandato anterior, de Juarez Costa (MDB). Antes disso apareceu politicamente no ano de 2006, como secretária de Indústria e Comércio de Sinop, na gestão de Nilson Leitão. Na eleição de 2020, Rosana desistiu de tentar a reeleição na reta final – com forte articulação de Fagundes – apoiando a candidatura de Roberto Dorner (PRB), que acabou vitoriosa.
Segundo a assessoria de Fagundes, o nome da ex-prefeita de Sinop foi indicado pelos 15 prefeitos do Nortão que compõe o Consórcio de Desenvolvimento Intermunicipal e Ambiental Vale do Teles Pires (CIDESA).
Notícias dos Poderes
Lula diz que vai convidar Trump para a COP30, em Belém
Presidente quer saber o que norte-americano pensa da questão climática
06 de Agosto de 2025 as 07h00Senadores de MT querem impeachment de Alexandre de Moraes; veja como é o rito
05 de Agosto de 2025 as 15h02Bolsonaro fala por telefone em ato em Cuiabá e pode ter violado decisão do STF
04 de Agosto de 2025 as 08h04Trump assina decreto e impõe tarifa de 50% sobre produtos brasileiros a partir de 6 de agosto
Medida é classificada como emergência nacional e visa punir suposta censura no Brasil; carne e café estão entre os itens que ficarão mais caros, enquanto suco de laranja, minérios, aviões e petróleo foram poupados
30 de Julho de 2025 as 16h37Prefeito articula com deputado Elizeu Nascimento emendas para saúde e infraestrutura
30 de Julho de 2025 as 16h16Vice-prefeito Paulinho Abreu assina contrato Qualifica Turismo para fomento do setor em Sinop
30 de Julho de 2025 as 15h12'Que esse seja um aviso', diz Marco Rubio após aplicação de Lei Magnitsky contra Moraes
Dispositivo foi criado para impor sanções econômicas a indivíduos acusados pela Casa Branca de violações graves contra os direitos humanos e é apelidado de 'pena de morte financeira'.
30 de Julho de 2025 as 13h36EUA aplicam Lei Magnitsky contra Alexandre de Moraes
Informação de que a lei seria aplicada nesta quarta foi antecipada por Lourival Sant'Anna, analista de Internacional da CNN
30 de Julho de 2025 as 13h02