Projeto de lei
Fumar maconha em público poderá resultar em multa de R$ 1,5 mil em Cuiabá
Projeto de lei apresentado por vereador do PL prevê multa civil a quem for pego consumindo substância em locais públicos em Cuiabá
Política | 11 de Junho de 2025 as 07h 34min
Fonte: Isso é Notícia

O vereador Rafael Ranalli (PL) propôs um projeto de lei para que o município de Cuiabá aplique multa administrativa de um salário mínimo (R$ 1,5 mil) a quem for pego fumando maconha em locais públicos.
O parlamentar diz que o projeto de lei tem o objetivo de “preservar a ordem pública, garantir a convivência social harmoniosa e proteger a saúde coletiva, sobretudo em locais frequentados por grupos vulneráveis, como crianças, idosos, gestantes e pessoas com deficiência”.
“A proposta não busca criminalizar condutas, mas sim regulamentar o uso de drogas ilícitas em locais públicos, com enfoque preventivo e educativo. A sanção administrativa proposta — por meio da aplicação de multa — atua como instrumento dissuasório e de conscientização, sem interferir nas competências da legislação penal, respeitando os princípios constitucionais e a jurisprudência consolidada do Supremo Tribunal Federal”, diz trecho do projeto de lei.
Recentemente, o STF descriminalizou o porte de até 40 gramas de maconha para consumo próprio, mas não liberou o uso da droga em ambientes públicos.
Segundo o parlamentar, o próprio STF já reconheceu a competência dos municípios para regulamentar o uso de determinadas substâncias em locais públicos, como acontece com o cigarro, desde que não se confunda com a criação de tipos penais.
A proposta foi apresentada na sessão desta terça-feira (10) e deverá passar pela Comissão de Constituição e Justição (CCJ) e por uma comissão temática para ser levado a votação no plenário. Para virar lei, o projeto precisa ser sancionado pelo prefeito ou promulgado pela Câmara, em caso de veto.
Notícias dos Poderes
Deputada Carla Zambelli é presa na Itália, diz Ministério da Justiça
Deputado italiano Angelo Bonelli contou em sua conta no X que ele deu o endereço de Zambelli para a política italiana. Zambelli tinha fugido do Brasil no fim de maio após ser condenada a 10 anos de prisão.
29 de Julho de 2025 as 16h21Janaina foca no Senado, mas não descarta governo em 2026 e busca apoios
29 de Julho de 2025 as 07h45Senado tem 26 pedidos de impeachment a ministros do STF
Atual legislatura está sob pressão do bolsonarismo para dar andamento ao processo de cassação. Moraes é principal alvo dos pedidos
28 de Julho de 2025 as 07h00Mauro Mendes: China recuou diante dos EUA, agora cabe ao governo Lula negociar solução
Para o governador de MT, Brasil precisa estabelecer diálogo direto com Washington diante da ameaça de taxas de 50%
25 de Julho de 2025 as 13h10Marçal é condenado à inelegibilidade pela terceira vez por ataques à adversários
24 de Julho de 2025 as 08h41Virginia Mendes admite disputar vaga na Câmara Federal, mas que decisão depende da família
22 de Julho de 2025 as 13h42Mendes cita crise no setor aéreo, mas crê em voos internacionais em 2025
21 de Julho de 2025 as 08h11Após perder visto dos EUA, Moraes toma primeira medida contra Eduardo Bolsonaro
Ministro do STF determina inclusão de publicações do deputado em inquérito após Eduardo apoiar sanções americanas contra ele
19 de Julho de 2025 as 13h41