COP 25
Geller defende desmatamento ilegal zero em agenda internacional
Para o deputado, produtor rural é o principal prejudicado com a degradação da Amazônia
Política | 11 de Dezembro de 2019 as 09h 08min
Fonte: Karina Teixeira

Em agenda oficial do Governo Federal, acompanhado do ministro de Meio Ambiente Ricardo Salles, o líder da bancada de Mato Grosso, deputado Neri Geller destacou nessa segunda-feira (09), em Madrid, durante a 25ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP 25), que o Brasil tem uma das legislações ambientais mais rígidas do Planeta. Segundo Geller, que já foi ministro de Agricultura e participou ativamente da elaboração do Novo Código Florestal Brasileiro, a meta agora é combater o desmatamento ilegal.
Para o parlamentar, embora haja os percentuais permitidos por lei, a fiscalização é que deve ser mais eficaz. “Nessa questão das queimadas, por exemplo – que virou pauta internacional-, ouvimos várias vezes que o produtor era o grande responsável pelo caos. Saí em defesa do setor que mais gera riquezas para o País, e certamente, o que menos tem interesse em tamanho prejuízo. Hoje, com um clique os órgãos de monitoramento conseguem identificar focos de calor, em tempo real, e tomar as medidas necessárias”.
Juntamente com outros membros da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), como os parlamentares Zé Vitor (PL-MG) e Zé Silva (Solidariedade-MG) e o deputado estadual de Mato Grosso, Xuxu Dal’Molin, Geller ressaltou que o Brasil vive um momento “ímpar” com intenso movimento Congresso Nacional para a convergência do setor agro em reconhecer a necessidade de combater com firmeza o desmatamento ilegal, no estrito cumprimento da lei.
Sua fala, na condição de relator do PL 4689/2019 (PL do Desmatamento Ilegal Zero), está em consonância com declarações do autor, deputado Zé Vitor, que ressaltou: “a agricultura moderna representa 21,6% do PIB brasileiro e conta com 4,4 milhões de produtores rurais que estão conscientes de que o agro e a preservação ambiental devem caminhar juntos em prol do desenvolvimento sustentável”.
COP 25
A COP é realizada por países signatários da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC, sigla em inglês), um tratado internacional com objetivo de lidar com o aquecimento global. A conferência ocorre anualmente e, em 2019, chega à sua 25ª edição.
O principal objetivo do encontro, que conta com a presença de diversas autoridades mundiais, é o de manter o Acordo de Paris assinado por 195 países, debatendo os parâmetros para reduzir os efeitos do aquecimento global de 2ºC – temperatura limite – para 1,5 ºC e lidar com suas consequências.
Notícias dos Poderes
Câmara pauta projeto que regula redes sociais para crianças
PL nº 2628 ganha força após repercussão de vídeo do Felca
19 de Agosto de 2025 as 16h09Câmara de Sinop aprova 14 projetos que incluem Centro de Cuidados ao Idoso e incentivos educacionais
19 de Agosto de 2025 as 09h22Emenda de R$ 40 mi para entidade em Brasília gera embate entre Buzetti e Coronel Fernanda
14 de Agosto de 2025 as 14h58Julgamento no TRE-MT aponta maioria por absolvição de Chico Gamba e Robson Quintino
Relator aponta ausência de prova de ilicitude e destaca que adversário teve maior engajamento nas redes
13 de Agosto de 2025 as 17h06Câmara aprova projeto do Castramóvel e de políticas públicas voltadas para a saúde de Sinop
12 de Agosto de 2025 as 07h46Mendes lidera pesquisa ao Senado com 37,8%; Janaina tem 18,8%
O pleito eleitoral do ano que vem elegerá dois senadores; Pedro Taques tem a maior rejeição
12 de Agosto de 2025 as 07h50Trump oferece 50 milhões de dólares para quem prender Nicolás Maduro
09 de Agosto de 2025 as 08h30Lula diz que vai convidar Trump para a COP30, em Belém
Presidente quer saber o que norte-americano pensa da questão climática
06 de Agosto de 2025 as 07h00