Eleições 2022
Indefinição de Mendes faz grupo de Neri buscar 'plano B'
Política | 23 de Março de 2022 as 18h 44min
Fonte: Luis Vinicius - Gazeta

O grupo político ligado ao pré-candidato ao Senado, deputado Neri Geller (PP), já começa a pensar oficialmente em um plano B para a candidatura ao governo do Estado. A possibilidade surgiu depois de o governador Mauro Mendes (União) ter dito aos apoiadores do parlamentar, durante reunião na noite de segunda-feira (21), que ainda não definiu se vai colocar o seu nome para chefiar o Palácio Paiaguás por mais quatro anos. Um dos nomes preferidos da cúpula para concorrer ao governo seria do senador Carlos Fávaro (PSD).
A reunião, que foi marcada pelo grupo pró-Neri, durou cerca de duas horas no Palácio Paiaguás, na Capital. A indecisão do governador teria intrigado a cúpula, que trabalha um segundo nome. O fato de o gestor ter se reunido com o presidente nacional do Partido Liberal, Valdemar da Costa Neto, para um possível apoio ao senador e pré-candidato à reeleição, Wellington Fagundes (PL), também teria incomodado os apoiadores de Neri. Participaram do encontro representantes do PP, PSD, PSB e MDB. Fávaro não participou do encontro devido a compromissos a cumprir em São Paulo (SP).
Ao término, Neri saiu sem falar com a imprensa e levantou a suspeita de um possível racha com o governador. Entretanto, o deputado federal Juarez Costa (MDB), que foi o porta-voz do grupo após a reunião, negou que a cúpula tenha fechado as portas para uma possível composição com o governador.
"A gente veio aqui saber se o governador é ou não candidato à reeleição. Como o governador não abriu (se vai ser candidato ou não), disse que está conversando com a família, não houve essa conversa sobre o apoio ou não do Neri. Mas, garantimos que nós queremos que Neri seja o senador do governo. Eu acho que temos que esperar. Como nós não ouvimos nada do governador sobre reeleição, também não tocamos no assunto", disse o deputado aos jornalistas.
A indefinição tem preocupado os dois lados da moeda. Haja vista, o governador ter o costume de deixar para a última hora as suas importantes decisões políticas. Em 2016, Mendes, que à época era filiado ao PSB, anunciou poucos dias antes da convenção que não disputaria a reeleição. Na ocasião, o gestor disse que tomou a decisão por razões exclusivamente pessoais e familiares.
Apesar de Juarez tentar contemporizar, é notório nos bastidores a aproximação do ex-prefeito de Cuiabá com Wellington. Na noite de segunda, o congressista postou em suas redes sociais a agenda do governador nesta terça-feira (22), na cidade de Lucas do Rio Verde. O staff do senador confirma que ele deverá comparecer aos eventos no norte do Estado.
Notícias dos Poderes
Câmara aprova projeto do Castramóvel e de políticas públicas voltadas para a saúde de Sinop
12 de Agosto de 2025 as 07h46Mendes lidera pesquisa ao Senado com 37,8%; Janaina tem 18,8%
O pleito eleitoral do ano que vem elegerá dois senadores; Pedro Taques tem a maior rejeição
12 de Agosto de 2025 as 07h50Trump oferece 50 milhões de dólares para quem prender Nicolás Maduro
09 de Agosto de 2025 as 08h30Lula diz que vai convidar Trump para a COP30, em Belém
Presidente quer saber o que norte-americano pensa da questão climática
06 de Agosto de 2025 as 07h00Senadores de MT querem impeachment de Alexandre de Moraes; veja como é o rito
05 de Agosto de 2025 as 15h02Bolsonaro fala por telefone em ato em Cuiabá e pode ter violado decisão do STF
04 de Agosto de 2025 as 08h04Trump assina decreto e impõe tarifa de 50% sobre produtos brasileiros a partir de 6 de agosto
Medida é classificada como emergência nacional e visa punir suposta censura no Brasil; carne e café estão entre os itens que ficarão mais caros, enquanto suco de laranja, minérios, aviões e petróleo foram poupados
30 de Julho de 2025 as 16h37