Articulador político
Influência de ex-senador Cidinho Santos ultrapassa governos
Cidinho foi um dos fiéis escudeiros do governo Dilma Rousseff em 2011, enquanto suplente do então senador Blairo Maggi
Política | 13 de Fevereiro de 2024 as 11h 19min
Fonte: Pablo Rodrigo – Agazeta

De perfil articulador e de movimentações intensas nos bastidores, o ex-senador Cidinho Santos (PP) hoje é considerado um dos políticos mais influentes do governo Mauro Mendes (União) e tem ligações com o cenário político nacional. Em Mato Grosso, circula pelo Palácio Paiaguás desde a gestão do então governador e hoje senador Jayme Campos (União), passando por todos os demais governos como ‘franco aliado’.
Com o livre trânsito, Cidinho preside o Conselho Fiscal e Administrativo da Concessionária Nova Rota, a antiga Rota do Oeste, que administra trecho da BR163. O perfil de articulador e ‘cumpridor de promessas’ sempre rendeu a Cidinho respeito, prestígio e poder entre seus pares, também no cenário nacional.
Foi um dos fiéis escudeiros do governo Dilma Rousseff em 2011, enquanto suplente do então senador Blairo Maggi (PP), assumiu várias vezes o mandato entre aquele ano e 2013. Depois atuou no Senado no governo Michel Temer, e costurou a articulação que aproximou o governador Mauro Mendes e o ex-presidente Jair Bolsonaro em 2022.
Quem é Cidinho Santos
José Aparecido dos Santos nasceu em Janiópolis no Paraná em 1968, e logo sua família se mudou para Mato Grosso. Começou sua vida política no extinto PFL, sendo chefe de gabinete do ex-deputado Jaime Muraro (PFL).
Na Assembleia, foi um dos articuladores para a emancipação do distrito de Marilândia que era ligado a cidade de Arenápolis, em dezembro de 1991, o município se torna Nova Marilândia. Em 1992 ocorreu sua primeira eleição e Cidinho é eleito prefeito com apoio do governador da época, Jayme Campos, que também era do PFL. Foi reeleito em 1996 para seu segundo mandato.
Em 2000 voltou a ser eleito e reeleito, comandando a cidade entre 2001 e 2008. Entre 2005 e 2008, presidiu a Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), ganhando projeção e espaço na política mato-grossense.
Quando Blairo Maggi confirmou que iria concorrer ao governo em 2002 pelo PPS, Cidinho foi o primeiro prefeito de Mato Grosso a declarar apoio junto com Percival Muniz, que era prefeito de Rondonópolis.
Com a vitória de Blairo Maggi, Cidinho conseguiu várias parcerias com o governo do Estado para desenvolver Nova Marilândia e a região.
A habilidade o fez se tornar amigo pessoal de Blairo. Com o fim do seu mandato como prefeito, Cidinho Santos se tornou secretário de Estado de Assunto Estratégico do segundo de Maggi, e foi um dos criadores e coordenadores do Programa MT 100% Equipado, que distribuiu 705 equipamentos aos 141 municípios do Estado com o custo de quase R$ 250 milhões.
Notícias dos Poderes
Bolsonaro fala por telefone em ato em Cuiabá e pode ter violado decisão do STF
04 de Agosto de 2025 as 08h04Trump assina decreto e impõe tarifa de 50% sobre produtos brasileiros a partir de 6 de agosto
Medida é classificada como emergência nacional e visa punir suposta censura no Brasil; carne e café estão entre os itens que ficarão mais caros, enquanto suco de laranja, minérios, aviões e petróleo foram poupados
30 de Julho de 2025 as 16h37Prefeito articula com deputado Elizeu Nascimento emendas para saúde e infraestrutura
30 de Julho de 2025 as 16h16Vice-prefeito Paulinho Abreu assina contrato Qualifica Turismo para fomento do setor em Sinop
30 de Julho de 2025 as 15h12'Que esse seja um aviso', diz Marco Rubio após aplicação de Lei Magnitsky contra Moraes
Dispositivo foi criado para impor sanções econômicas a indivíduos acusados pela Casa Branca de violações graves contra os direitos humanos e é apelidado de 'pena de morte financeira'.
30 de Julho de 2025 as 13h36EUA aplicam Lei Magnitsky contra Alexandre de Moraes
Informação de que a lei seria aplicada nesta quarta foi antecipada por Lourival Sant'Anna, analista de Internacional da CNN
30 de Julho de 2025 as 13h02Deputada Carla Zambelli é presa na Itália, diz Ministério da Justiça
Deputado italiano Angelo Bonelli contou em sua conta no X que ele deu o endereço de Zambelli para a política italiana. Zambelli tinha fugido do Brasil no fim de maio após ser condenada a 10 anos de prisão.
29 de Julho de 2025 as 16h21