Analisa construções
Janaina foca no Senado, mas não descarta governo em 2026 e busca apoios
Política | 29 de Julho de 2025 as 07h 45min
Fonte: Gazeta Digital

A deputada estadual Janaina Riva (MDB) reiterou que, para 2026, sua meta segue sendo a candidatura ao Senado, mas afirma que recentemente começou a analisar com outros olhos um ensaio para disputar o governo do Estado. Mesmo com certo distanciamento do sonho, a parlamentar avalia que o direcionamento dependerá de construções políticas.
Em entrevista à imprensa, Janaina explicou que sua meta pessoal é ser senadora, mas os compromissos partidários podem levá-la a adotar outras obrigações, como chefiar o Paiaguás.
“O projeto é Senado. Agora, essa questão de candidatura a governo, a gente tem que ver como vai se desenrolar. É uma surpresa para mim. Nesse momento não era o objetivo. Agora isso depende de uma construção muito ampla. Impossível fazer política sozinho. Então, a gente tem que ir conversando com os grupos para ver qual o tamanho do grupo que teremos, qual o tamanho de apoio que teremos”, argumentou a deputada.
Janaina pontou que até mesmo a disputa para o Senado, que é sua meta, segue muito abstrata, diante dos 11 pré-candidatos. A emedebista acredita que o panorama da disputa só será definido no ano que vem, após convenções partidárias.
“Então, são muitos candidatos agora. Eu acho que candidatos a senadores nós temos 11. Então, agora é aguardar e ver quais caminhos serão tomados. Inclusive, considero muito importante também o cenário nacional, que impacta nessas candidaturas”, emenda.
Ainda na entrevista, Janaina explicou sobre a repentina aproximação com Jayme Campos (União), com quem teve conversas na última semana em reuniões pontuais que chamaram a atenção da classe política, sugerindo uma dobradinha de governo e Senado.
A política cita que independente dos encontros, o apoio não está garantido, mas que faz questão de conversar com máximo de agentes políticos para viabilizar seu nome.
“Eu não tenho certeza se terei esse apoio, mas a gente tem que conversar com todo mundo até o período eleitoral. Óbvio que ninguém vai fechar apoio eleitoral agora, mas eu reconheço a força que a família tem eleitoralmente, a representatividade que tem, o Jayme é um senador da República. Assim como eu tenho conversado com várias lideranças políticas também, todo mundo está tentando buscar um espaço. Então, não tem como se fechar uma parceria, mas a gente tem conversado com todos, todos os partidos têm aberto as portas para isso”, finaliza.
Notícias dos Poderes
STF condena Bolsonaro a 27 anos e 3 meses de prisão no inquérito da trama golpista
Ex-presidente foi condenado por liderar a cúpula que articulou um plano de golpe de Estado; ele nega os crimes
11 de Setembro de 2025 as 18h10Governador vistoria obras de duplicação da BR-163 nesta sexta-feira; confira agenda
12 de Setembro de 2025 as 06h59Após votos de Moraes, Dino e Cármen Lúcia, STF forma maioria e condena Bolsonaro
11 de Setembro de 2025 as 15h19Fux vota para absolver Bolsonaro por todos os crimes
Em seu voto, Fux rejeitou a imputação dos crimes de organização criminosa, tentativa de golpe de Estado, dano qualificado e deterioração de patrimônio tombado
10 de Setembro de 2025 as 19h55Fux vota pela 'nulidade absoluta do processo'; o que vem agora
A tese, no entanto, precisará ser acompanhada por ao menos mais dois ministros para ter algum impacto no processo
10 de Setembro de 2025 as 10h02Como resultado do julgamento de Bolsonaro pode afetar eleições de 2026
Primeira Turma do STF retoma análise da Ação Penal 2668, na qual o ex-presidente é acusado por cinco crimes, entre eles, golpe de Estado
10 de Setembro de 2025 as 07h30