Fake news
Justiça eleitoral identifica dono de perfil com vídeos apócrifos contra prefeito de Sinop
Quem comete crime de calúnia pode ser penalizado com detenção de seis meses a dois anos, além de multa
Política | 12 de Agosto de 2024 as 19h 42min
Fonte: Repórter MT

Em Sinop, a Justiça Eleitoral fechou o cerco contra as fake news, identificou o autor de uma página que veiculou conteúdo apócrifo contra o prefeito municipal, Roberto Dorner (PL), e deferiu liminar reconhecendo que se trata de propaganda eleitoral antecipada negativa. A ação foi impetrada pelo Partido Liberal de Sinop.
Em decisão da última quarta-feira (7), o juiz da 22ª Zona Eleitoral de Sinop, Walter Tomaz da Costa, determinou ainda que o Facebook forneça os dados que permitam identificar 18 pessoas que compartilharam o conteúdo objeto da ação.
A medida mostra a responsabilidade sobre o compartilhamento de publicações contendo conteúdo falso, as famosas fake news. Essas pessoas, após identificadas, podem responder criminalmente por calúnia e difamação, por imputar falsamente crime a outra pessoa, o que pode levar a uma pena de detenção de seis meses a dois anos, além de multa. Quem compartilha a falsa denúncia também se enquadra nessa regra.
O conteúdo veiculado na página era anônimo e mostrava uma suposta moradora e Sinop, dando uma entrevista difamando a gestão municipal, com um borrão sobre o rosto, com o fundo preto, evidenciando o nítido propósito sensacionalista, com propósito de fazer campanha eleitoral negativa da atual gestão que tem o prefeito como pré-candidato à reeleição.
Na decisão, o juiz esclarece que a conta na rede social é falsa, apócrifa, criada no instagram em julho de 2024 e não possui os dados necessários para identificação do seu proprietário ou responsável. No documento, o juiz destaca a “levianidade com o potencial propósito de avacalhar a gestão municipal”.
“Fato que por si só já é um indício de pouca ou nenhuma seriedade, responsabilidade ou coragem, sendo esta o inverso da covardia, a qual, esta, pode estar abraçada com a mentira e a leviandade com o potencial propósito de avacalhar a gestão municipal de saúde e atingir, pelo aludido "não voto" o atual gestor e pré-candidato à reeleição, conforme é notório.”, diz trecho da decisão.
Notícias dos Poderes
Bolsonaro fala por telefone em ato em Cuiabá e pode ter violado decisão do STF
04 de Agosto de 2025 as 08h04Trump assina decreto e impõe tarifa de 50% sobre produtos brasileiros a partir de 6 de agosto
Medida é classificada como emergência nacional e visa punir suposta censura no Brasil; carne e café estão entre os itens que ficarão mais caros, enquanto suco de laranja, minérios, aviões e petróleo foram poupados
30 de Julho de 2025 as 16h37Prefeito articula com deputado Elizeu Nascimento emendas para saúde e infraestrutura
30 de Julho de 2025 as 16h16Vice-prefeito Paulinho Abreu assina contrato Qualifica Turismo para fomento do setor em Sinop
30 de Julho de 2025 as 15h12'Que esse seja um aviso', diz Marco Rubio após aplicação de Lei Magnitsky contra Moraes
Dispositivo foi criado para impor sanções econômicas a indivíduos acusados pela Casa Branca de violações graves contra os direitos humanos e é apelidado de 'pena de morte financeira'.
30 de Julho de 2025 as 13h36EUA aplicam Lei Magnitsky contra Alexandre de Moraes
Informação de que a lei seria aplicada nesta quarta foi antecipada por Lourival Sant'Anna, analista de Internacional da CNN
30 de Julho de 2025 as 13h02Deputada Carla Zambelli é presa na Itália, diz Ministério da Justiça
Deputado italiano Angelo Bonelli contou em sua conta no X que ele deu o endereço de Zambelli para a política italiana. Zambelli tinha fugido do Brasil no fim de maio após ser condenada a 10 anos de prisão.
29 de Julho de 2025 as 16h21