Eleições 2020
Leitão tem apoio de ministros de Bolsonaro para disputar o Senado
Eleição suplementar abre uma segunda chance para Leitão galgar o cargo
Política | 18 de Fevereiro de 2020 as 16h 52min
Fonte: Redação com O Livre

Depois de ter obtido mais de 330 mil votos nas eleições de 2018 ao Senado, Nilson Leitão (PSDB) tem recebido apoio importantes em Mato Grosso e em Brasília para disputar a eleição suplementar, que está marcada para 26 de abril.
O ex-deputado e ex-prefeito de Sinop ainda não expõe seus apoiadores, mas adianta que são da área de desenvolvimento do governo Bolsonaro.
Neste campo, um nome importante e que possui proximidade com o tucano é o do ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes, que tem ganhado notoriedade, principalmente, entre os produtores rurais. Tudo graças a obras e projetos estruturantes para a economia, como é o caso da conclusão da BR-163, que liga Mato Grosso aos portos do Pará.
Outro possível apoio deve vir da ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Tereza Cristina, que mantém proximidade com Leitão. Desde o ano passado, após encerrar o segundo mandato como deputado federal, ele atua como consultor especial da Confederação Nacional da Agricultura (CNA).
Em Brasília, o ex-deputado, ainda no início de 2019, fez um trabalho diplomático e interinstitucional que auxiliou o governo Federal a contornar uma crise com os países árabes.
A situação foi provocada por uma declaração do ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, que queria basear as relações comerciais do Brasil a partir de valores cristãos, o que, na prática, não funciona com a maioria dos países do Oriente Médio, liderados por religiosos do Islamismo.
Segunda chance
Nilson Leitão avalia, aliás, estar em uma segunda chance e se considera habilitado para disputar a eleição ao Senado.
“É um momento mais tranquilo, uma eleição separada. Eu não trabalhei para que a Selma [Arruda] fosse cassada. Não tinha isso nos planos, mas foi cassada. E agora temos um momento para disputar essa eleição”, ele garante.
Segundo ele, dentro do PSDB, o projeto pelo Senado já está consolidado. Agora, o pré-candidato tem conversado com outras siglas para compor chapa.
Notícias dos Poderes
Câmara pauta projeto que regula redes sociais para crianças
PL nº 2628 ganha força após repercussão de vídeo do Felca
19 de Agosto de 2025 as 16h09Câmara de Sinop aprova 14 projetos que incluem Centro de Cuidados ao Idoso e incentivos educacionais
19 de Agosto de 2025 as 09h22Emenda de R$ 40 mi para entidade em Brasília gera embate entre Buzetti e Coronel Fernanda
14 de Agosto de 2025 as 14h58Julgamento no TRE-MT aponta maioria por absolvição de Chico Gamba e Robson Quintino
Relator aponta ausência de prova de ilicitude e destaca que adversário teve maior engajamento nas redes
13 de Agosto de 2025 as 17h06Câmara aprova projeto do Castramóvel e de políticas públicas voltadas para a saúde de Sinop
12 de Agosto de 2025 as 07h46Mendes lidera pesquisa ao Senado com 37,8%; Janaina tem 18,8%
O pleito eleitoral do ano que vem elegerá dois senadores; Pedro Taques tem a maior rejeição
12 de Agosto de 2025 as 07h50Trump oferece 50 milhões de dólares para quem prender Nicolás Maduro
09 de Agosto de 2025 as 08h30Lula diz que vai convidar Trump para a COP30, em Belém
Presidente quer saber o que norte-americano pensa da questão climática
06 de Agosto de 2025 as 07h00