Homenagem polêmica
Lula ganha título de Cidadão Mato-grossense
Deputado conferiu ao ex-presidente um dos maiores reconhecimentos do Estado
Política | 17 de Abril de 2017 as 11h 58min
Fonte: Redação

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa de Mato Grosso aprovou o título de Cidadão Mato-grossense ao ex-presidente da república Luiz Inácio Lula da Silva. O projeto é de autoria do deputado estadual Valdir Mendes Barranco (PT). Os deputados já aprovaram em primeira votação na véspera do feriado da Páscoa (13) a entrega do título a Lula.
Na justificativa, o deputado relata os serviços sociais realizados pelo ex-presidente e também explica que Mato Grosso se beneficiou das obras de Lula. “Seus governos são marcados principalmente pela implementação bem sucedida de programas de distribuição de renda, como bolsa família, e de acesso dos mais pobres a linhas de créditos, salários mais altos, geração de empregos e melhor qualidade de vida em educação, moradia, infra-estrutura e saneamento e outro dos quais o Estado de Mato Grosso foi e está sendo incalculavelmente beneficiado”, diz trecho da justificativa.
O deputado Valdir Barranco ainda cita sobre o desenvolvimento e avanço social que Mato Grosso apreciou enquanto Lula era presidente e pede apoio dos parlamentares para a aprovação.
“Portanto, pelos motivos sinteticamente apresentados, por sua competência e pelos relevantes serviços prestados à sociedade brasileira, o desenvolvimento e avanço social que mato-grossenses apreciaram, proponho a concessão do Título de Cidadão Mato-Grossense ao Senhor LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA, que indiscutivelmente merece todas as honras e respeito. Para tanto apresento a proposição legislativa e peço apoio dos nobres pares pela sua merecida aprovação”, finalizando a justificativa.
O presidente da CCJ, deputado Pedro Satélite (PSD), falou do projeto e da aprovação. “Haja vista que o título de Cidadão Mato-grossense a pessoa recebe respeitando alguns critérios, entre eles não ter nascido no estado e ter prestado relevantes serviços ao estado de Mato Grosso. A deputada Janaina Riva (PMDB), apresentou o relatório, no qual esse título também foi aprovado”, disse o deputado.
Notícias dos Poderes
Cadastro nacional de pedófilos deve ser lançado em até dois meses após cobrança de Buzetti no CNJ
O sistema, que permitirá consulta pública de condenados por crimes contra a dignidade sexual, deve ser lançado em até 60 dias, segundo previsão da conselheira Renata Gil
29 de Agosto de 2025 as 08h38Governo de MT e deputada Edna fecham acordo para criar comissão especial do feminicídio na AL
28 de Agosto de 2025 as 08h00Assembleia aprova proposta do Governo para redução de 30% sobre o 'Fethab da vaca'
Conforme projeto, a redução no percentual só vale para abates em frigoríficos instalados no Estado
27 de Agosto de 2025 as 15h46Vereador chama prefeita de 'cachorra viciada' durante sessão em MT
Prefeita vai registrar um boletim de ocorrência contra parlamentar
27 de Agosto de 2025 as 07h36Câmara implanta comissão de ética para apurar quebra de decoro
Falas de Élbio gravadas por Marcos Vinícius motivaram o procedimento
26 de Agosto de 2025 as 10h23