Decisão
Marçal é condenado pela segunda vez a oito anos de inelegibilidade
Política | 28 de Abril de 2025 as 07h 36min
Fonte: Isto é

O TRE (Tribunal Regional Eleitoral) de São Paulo condenou Pablo Marçal (PRTB) a oito anos de inelegibilidade e uma multa de R$ 420 mil por abuso de poder econômico e uso indevido de meios de comunicação social durante as eleições de 2024, quando foi terceiro colocado na disputa pela prefeitura da capital paulista.
O juiz Antonio Maria Patiño Zorz, da 1ª Zona Eleitoral de São Paulo, deu razão a uma representação do PSB que acusou o ex-coach de pagar para usuários produzirem e impulsionarem vídeos de declarações suas — os chamados “concursos de cortes” — na campanha, o que caracteriza gasto ilícito de recursos.
Em nota, a assessoria de Marçal afirmou que ele cumpriu “todos os requisitos legais” enquanto candidato e confia na reversão da decisão judicial, à qual cabe apresentação de recurso no TRE.
Já a assessoria da deputada Tabata Amaral (PSB-SP), adversária do ex-coach na eleição, afirmou que a decisão “mostra que não vale tudo para ganhar o pleito“.
Em 14 de abril, Marçal foi denunciado pelo Ministério Público Eleitoral por ter associado a pessebista à responsabilidade pelo suicídio do próprio pai, durante uma entrevista concedida à IstoÉ. O pai de Tabata era dependente químico e morreu quando ela tinha 18 anos.
“Eu também tive um pai que foi alcoólatra, mas a família ajudou e ele deixou o alcoolismo. O pai dela [Tabata], ela foi para Harvard e ele acabou morrendo. Agora imagina o que ela pode fazer com o povo de São Paulo”, disse o ex-coach na ocasião.
Pela fala, o MPE considerou que Marçal “atacou valores familiares alheios, de forma deplorável e apelativa” para ofender a reputação da adversária e, assim, atrair seus potenciais eleitores.
Notícias dos Poderes
Trump assina decreto e impõe tarifa de 50% sobre produtos brasileiros a partir de 6 de agosto
Medida é classificada como emergência nacional e visa punir suposta censura no Brasil; carne e café estão entre os itens que ficarão mais caros, enquanto suco de laranja, minérios, aviões e petróleo foram poupados
30 de Julho de 2025 as 16h37Prefeito articula com deputado Elizeu Nascimento emendas para saúde e infraestrutura
30 de Julho de 2025 as 16h16Vice-prefeito Paulinho Abreu assina contrato Qualifica Turismo para fomento do setor em Sinop
30 de Julho de 2025 as 15h12'Que esse seja um aviso', diz Marco Rubio após aplicação de Lei Magnitsky contra Moraes
Dispositivo foi criado para impor sanções econômicas a indivíduos acusados pela Casa Branca de violações graves contra os direitos humanos e é apelidado de 'pena de morte financeira'.
30 de Julho de 2025 as 13h36EUA aplicam Lei Magnitsky contra Alexandre de Moraes
Informação de que a lei seria aplicada nesta quarta foi antecipada por Lourival Sant'Anna, analista de Internacional da CNN
30 de Julho de 2025 as 13h02Deputada Carla Zambelli é presa na Itália, diz Ministério da Justiça
Deputado italiano Angelo Bonelli contou em sua conta no X que ele deu o endereço de Zambelli para a política italiana. Zambelli tinha fugido do Brasil no fim de maio após ser condenada a 10 anos de prisão.
29 de Julho de 2025 as 16h21Janaina foca no Senado, mas não descarta governo em 2026 e busca apoios
29 de Julho de 2025 as 07h45Senado tem 26 pedidos de impeachment a ministros do STF
Atual legislatura está sob pressão do bolsonarismo para dar andamento ao processo de cassação. Moraes é principal alvo dos pedidos
28 de Julho de 2025 as 07h00