Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Sábado 26 de Julho de 2025

Menu

Tarifas

Mauro Mendes: China recuou diante dos EUA, agora cabe ao governo Lula negociar solução

Para o governador de MT, Brasil precisa estabelecer diálogo direto com Washington diante da ameaça de taxas de 50%

Política | 25 de Julho de 2025 as 13h 10min
Fonte: Reporter MT

Mayke Toscano/Secom-MT

O governador de Mato Grosso, Mauro Mendes (União), afirmou que o Brasil deve adotar postura de negociação direta com os Estados Unidos em meio à crise causada pela ameaça de tarifa de 50% sobre produtos brasileiros. Ele destacou que tanto a China quanto os países europeus — também influentes — já recuaram e negociaram com Washington.

“O jogo internacional é muito maior do que muitos de todos nós podemos enxergar. Os Estados Unidos é o maior país do planeta não é à toa. Aquele povo é sabido. É o maior PIB do planeta”, disse Mauro.

O governador destacou, ainda, que China e Europa, que são igualmente ricos e influentes, recuaram e negociaram com o governo americano para encontrar soluções vantajosas para os seus interesses.

“A China, que é o segundo maior PIB do planeta, recuou e negociou com os Estados Unidos. A Europa, um grande bloco econômico, recuou e negociou com os Estados Unidos. Então cabe ao governo brasileiro, que foi eleito para isso, encontrar os caminhos necessários para fazer essa negociação”, afirmou.

Para Mauro, o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), não deve tentar tirar vantagem da situação pensando na eleição do ano que vem. Conforme o governador, falta empenho na defesa dos interesses nacionais e isso poderá trazer graves consequências.

“Cabe ao governo brasileiro fazer isso, então que faça isso. Que vá lá e defenda o nosso país e que não fique olhando nessa fumaça momentânea, achando que está tirando proveito eleitoral disso olhando para 2026. As consequências serão graves, anota isso aí. Então eu vejo que está faltando um pouco mais de compromisso com o país e com os brasileiros”, concluiu.

✅Siga o canal do GC Notícias no WhatsApp.
📷Siga nosso perfil no Instagram.