Sem conversa
MDB abre mão de reivindicar cargo na SEAF após exoneração de Luluca e toda equipe gestora da Pasta
Política | 23 de Julho de 2024 as 18h 18min
Fonte: Max Aguiar – Redação OlharDireto

Com o anúncio oficial da exoneração do secretário de Agricultura Familiar (Seaf), Luiz Arthur de Oliveira Ribeiro, conhecido como Luluca, do cargo em que ocupava no staff principal do governador Mauro Mendes (União) desde fevereiro deste ano, o MDB, que seria "o dono da vaga", decidiu abrir mão de buscar uma segunda chance de indicar o novo secretário.
A decisão de não buscar um entendimento junto ao governo é uma decisão interna do partido, que já esperava a exoneração de Lulula e por isso acabou reunindo alguns membros e decidindo não mais conversar com Mauro Mendes para tentar manter a pasta sob comando de alguém do MDB.
Luluca é o terceiro secretário que passou pela pasta nas duas gestões de Mauro enquanto governador de Mato Grosso. Em 2019 o primeiro chefe da Seaf foi o ex-deputado estadual Silvano Amaral, que foi substituído por Teté Bezerra em 2022. Luluca assumiu em fevereiro desse ano. Antes disso ele era adjunto da Agricultura Familiar.
"Não vamos dar entrevista e nem reivindicar o caso", comentou uma fonte do MDB, que preferiu não se identificar. Vale ressaltar que em meio ao seu comando, enquanto fazia uma visita externa pela Seaf, Luluca sofreu um acidente automobilístico na Estrada da Guia e está em fase de recuperação.
Também foram exonerados o secretário adjunto de Agricultura Familiar e Desenvolvimento Rural, Clóvis Figueiredo Cardoso, o secretário adjunto de Administração Sistêmica, Talvany Neiverth, a chefe de gabinete Aline Emanuelle Rosendo e o assessor jurídico Ricardo Antônio de Lamonica Israfel Pereira - todos nomes indicados ao MDB.
Notícias dos Poderes
Bolsonaro fala por telefone em ato em Cuiabá e pode ter violado decisão do STF
04 de Agosto de 2025 as 08h04Trump assina decreto e impõe tarifa de 50% sobre produtos brasileiros a partir de 6 de agosto
Medida é classificada como emergência nacional e visa punir suposta censura no Brasil; carne e café estão entre os itens que ficarão mais caros, enquanto suco de laranja, minérios, aviões e petróleo foram poupados
30 de Julho de 2025 as 16h37Prefeito articula com deputado Elizeu Nascimento emendas para saúde e infraestrutura
30 de Julho de 2025 as 16h16Vice-prefeito Paulinho Abreu assina contrato Qualifica Turismo para fomento do setor em Sinop
30 de Julho de 2025 as 15h12'Que esse seja um aviso', diz Marco Rubio após aplicação de Lei Magnitsky contra Moraes
Dispositivo foi criado para impor sanções econômicas a indivíduos acusados pela Casa Branca de violações graves contra os direitos humanos e é apelidado de 'pena de morte financeira'.
30 de Julho de 2025 as 13h36EUA aplicam Lei Magnitsky contra Alexandre de Moraes
Informação de que a lei seria aplicada nesta quarta foi antecipada por Lourival Sant'Anna, analista de Internacional da CNN
30 de Julho de 2025 as 13h02Deputada Carla Zambelli é presa na Itália, diz Ministério da Justiça
Deputado italiano Angelo Bonelli contou em sua conta no X que ele deu o endereço de Zambelli para a política italiana. Zambelli tinha fugido do Brasil no fim de maio após ser condenada a 10 anos de prisão.
29 de Julho de 2025 as 16h21