Corrupção
MPE: Leitão contratou segurança particular com dinheiro público
Procurada, a assessoria do deputado preferiu não se manifestar
Política | 17 de Fevereiro de 2017 as 10h 51min
Fonte: Olhar Direto

O promotor de Justiça Pompílio Paulo Azevedo Silva Neto ofereceu denúncia por improbidade administrativa contra o deputado federal Nilson Leitão (PSDB). De acordo com o membro do Ministério Público Estadual (MPE), Leitão, quando era prefeito de Sinop, contratou duas empresas de segurança privada através de uma dispensa de licitação irregular e ainda usar o serviço na própria casa.
Na denúncia, o promotor pede que Leitão e as empresas A.P. da Silva e Cia Ltda - ME e Invioseg Segurança Privada Ltda sejam obrigados a ressarcir o prejuízo ao erário de Sinop, além de ainda pagar uma indenização por danos morais coletivos. Contudo, o membro do MPE deixa para os valores serem estipulados em audiência.
O suposto crime teria acontecido entre 2005 e 2008, quando Nilson foi prefeito de Sinop pelo segundo mandato. O presidente do inquérito pediu arquivamento do caderno de investigações, contudo, quando os documentos chegaram Egrégio Conselho Superior do Ministério Público, foi determinada a reabertura da investigação.
Durante a investigação, Pompílio afirma ter reunido provas de que Nilson fez um concluiu com as duas empresas de segurança privada. Além de as contratar através de dispensa de licitação, realizou vários aditivos para prolongar o vinculo até o fim de seu mandato e sempre manteve própria casa entre os locais a serem protegidos.
Notícias dos Poderes
Cadastro nacional de pedófilos deve ser lançado em até dois meses após cobrança de Buzetti no CNJ
O sistema, que permitirá consulta pública de condenados por crimes contra a dignidade sexual, deve ser lançado em até 60 dias, segundo previsão da conselheira Renata Gil
29 de Agosto de 2025 as 08h38Governo de MT e deputada Edna fecham acordo para criar comissão especial do feminicídio na AL
28 de Agosto de 2025 as 08h00Assembleia aprova proposta do Governo para redução de 30% sobre o 'Fethab da vaca'
Conforme projeto, a redução no percentual só vale para abates em frigoríficos instalados no Estado
27 de Agosto de 2025 as 15h46Vereador chama prefeita de 'cachorra viciada' durante sessão em MT
Prefeita vai registrar um boletim de ocorrência contra parlamentar
27 de Agosto de 2025 as 07h36Câmara implanta comissão de ética para apurar quebra de decoro
Falas de Élbio gravadas por Marcos Vinícius motivaram o procedimento
26 de Agosto de 2025 as 10h23